Incidente
No módulo Folha de Pagamento, ao tentar realizar o teste de comunicação para a integração com a Mega Sistemas, é apresentada a mensagem: Não foi possível conectar ao serviço de integração da Mega Sistemas.
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois a porta configurada está incorreta ou existe alguma configuração incorreta.
Solução
Para que o teste de conexão seja realizado com sucesso, realize os passos a seguir:
1. No servidor de aplicações do Mega, clique sobre o MegaConnectionMaganer com o botão direito e selecione a opção Visualizar tarefas;
1.1. Caso não esteja no servidor de aplicação, acesse a pasta do sistema Mega e execute o arquivo MegaERPAdmin.exe, informe o usuário MEGA e a senha deste usuário;
2. Na aba Servers, localize o server SrvMegaIntegrador.exe e verifique o número da porta, conforme exemplo:
3. No módulo Folha de Pagamento, em Parametrizações da Mega Sistemas, configure o número da porta identificado acima, conforme o exemplo 8116;
Para realizar a configuração para a integração contábil:
1. Acesse o módulo Folha de Pagamento, Relatórios / Rotinas Especiais, selecione o relatório 1700, selecione o período desejado e clique em Iniciar Rotinas Especiais;
2. Clique no botão Integração Mega Sistemas, selecione o servidor configurado e clique em Abrir;
3. No campo Porta, informe o número da porta identificado no passo 2 e clique em OK.
Para realizar a configuração para integração financeira:
1. Acesse o módulo Folha de Pagamento, Consultas / Integração com o Contas a Pagar;
2. Clique no botão Integração Mega Sistemas, selecione o servidor configurado e clique em Abrir;
3. No campo Porta, informe o número da porta identificado no passo 2 e clique em OK.
Caso o problema permaneça, solicite ao responsável pelo TI da sua empresa ou para o DBA (Administrador de Banco de Dados) que execute os procedimentos abaixo:
1. Acesse o PL/SQL com o usuário SYS as Sysdba, senha suporte. Caso não seja essa senha, consulte o seu DBA (Administrador de banco de dados);
2. Clique no sinal de + de Roles e verifique se possui o objeto Mega_UTL:
3. Caso não possua o objeto acima, acesse o menu File / Comand Window, insira o comando abaixo:
create role mega_utl
/
BEGIN
DBMS_NETWORK_ACL_ADMIN.CREATE_ACL (
acl => 'mgglo.xml',
description => 'Permissions to Mega',
principal => 'MGGLO',
is_grant => TRUE,
privilege => 'connect');
COMMIT;
END;
/
BEGIN
DBMS_NETWORK_ACL_ADMIN.ADD_PRIVILEGE (
acl => 'mgglo.xml',
principal => 'MEGA_UTL',
is_grant => TRUE,
privilege => 'connect',
position => null);
COMMIT;
END;
/
BEGIN
DBMS_NETWORK_ACL_ADMIN.ASSIGN_ACL (
acl => 'mgglo.xml',
host => '*');
COMMIT;
END;
/
grant mega_utl to mgglo
/
4. Realize os testes de conexão novamente.
Atenção! É possível configurar uma porta fixa para o Server do Integrador, assim se houver alguma atualização de versão e/ou build não correrá o risco de alterar o número da porta e consequentemente precisar alterar nas parametrizações do Metadados, para isso realize os passos a seguir:
1. Na pasta raiz do sistema Mega, acesse a pasta Config, clique sobre o arquivo MegaConfig.xml com o botão direito do mouse e selecione a opção Editar;
2. No final do arquivo, inclua a tag abaixo antes da palavra </DOCUMENT> substituindo o XXXX pelo número da porta identificado no passo 2 do inicio deste artigo, conforme exemplo:
<PORTAFIXA>
<SRVMEGAINTEGRADOR>xxxx</SRVMEGAINTEGRADOR>
<SRVMEGAINTEGRADORVIEW>XXXX</SRVMEGAINTEGRADORVIEW>
</PORTAFIXA>
3. Realize o mesmo procedimento para o ServerIntegradorView;
4. Confirme a alteração na opção Arquivo / Salvar.
5. Caso o problema persista, acesse a página de internet e informe o seguinte comando: http://numero_do_IP:porta
Exemplo: http://192.168.0.216:8116
Observação: O numero do IP é o que está configurado no campo Servidor, seguido de dois pontos e o número da porta.
6. Se a página não carregar, verifique se o firewall do windows está ativo e desative-o conforme artigo Módulo Integrador - Integração via Webservice está parada;
7. Se o problema persistir, ainda na tela de Firewall, acesse as opções avançadas e realize os procedimentos do artigo Como habilitar o Firewall do Windows no servidor de aplicações Mega.
Comentários
6 comentários
Boa tarde,
Esse mesmo erro ocorreu conosco e tentamos seguir esse passo a passo, porém nem o nosso TI, nem o responsável pelo banco de dados consegue localizar a porta de conexão do MegaconnectionManager.
Como proceder nesse caso?
Oi Sara, tudo bem? Conforme orientado pela nossa equipe, a T.I deve realizar os procedimentos deste artigo para incluir a porta como fixa, a partir do passo 4.
Abraços.
Bom dia.
Não estou conseguindo executar os passos acima, pois ao clicar no botão direito sobre o MegaConnection, aparece msg de erro.
Estamos ainda sem conseguir integrar.
fico no aguardo,
Grato,
Oi Adriano, como vai?
Foi liberada uma nova versão do sistema Metadados neste momento, conforme comunicado em nossa Base de Conhecimento:
Metadados - Atualização de versão 4.24
Solicite ao seu TI que faça o download do arquivo de atualização para executá-la. Para isto todos os usuários deverão sair do sistema.
Assunto tratado no ticket 275359.
Abraços!
Ariane Alves
Olá Douglas Oliveira - Cobremack, tudo bem?
Obrigada pelo feedback, fico feliz que o artigo te ajudou 😊
Tenha um excelente dia!
Por favor, entre para comentar.