Dúvida
O que é uma transação e qual sua função nas rotinas do Comunicador Sefaz?
Solução
Transações são registros criados pelo Mega no banco de dados, a partir de algum evento de um documento eletrônico, com finalidade de comunicação do Mega para com os órgãos autorizadores. Essa comunicação ocorre por meio de envio e retorno de arquivos XML.
Tais transações são armazenadas no banco de dados, na tabela mgcsz.csz_transacao. Sua estrutura consiste em: Código identificador da transação, campos XML de envio e retorno dos órgãos autorizadores, datas de processamento, inclusão, status da transação (processamento de envio e retorno) e demais informações.
Exemplo
É gerado um lote de envio de uma NF-e para processamento perante a Sefaz. A geração deste lote irá cria uma transação para efetuar a comunicação entre Mega e Sefaz.
O mesmo ocorre para geração de lote de envio de CT-e, MDF-e e NFS-e. Também, para qualquer evento que trate de comunicação via XML com órgãos autorizadores.
Observação: O módulo de Gerenciamento NF-e utiliza de transações de consulta de Notas Fiscais Eletrônicas para efetuar o download.
Quando uma transação é gerada, é inserida no banco de dados com status de Pendente. Após seu processamento, poderá admitir os status: Erro, Bloqueado, Desprezado e Aprovado.
O status do procedimento de envio da transação pode ser verificado no campo trn_ch_status, respeitando a tabela a seguir:
P - Pendente
E - Erro
D - Desprezado
B - Bloqueado
A - Aprovado
Já o status procedimento de retorno da transação, pode ser verificado no campo trn_ch_statusretorno, que utiliza dos mesmos status do procedimento de envio.
Leia Também
O que é o Comunicador Sefaz e qual sua finalidade
Comunicador Sefaz - O que é a view mgcsz.csz_vw_transacaopendente e qual sua função
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.