Com o objetivo de flexibilizar o uso do orçamento, mas garantindo que o valor orçado inicialmente não sofra alterações e seja cumprido como planejado, quando houver a necessidade de estouro em uma determinada solicitação, será possível criar uma outra solicitação no mesmo valor do estouro para bloquear a verba em outra fase da obra.
Com o Bloqueio de verba, você flexibiliza o uso do orçamento, permitindo o estouro em uma solicitação, mas garante que o valor do estouro seja economizado em outra fase da obra.
Como funciona na prática
Imagine um cenário que você tenha em seu orçamento 100 mil para a fase de fundação e 70 mil para a fase de acabamento. Nesse cenário, o engenheiro da obra estourou a fase de fundação em 15 mil, mas, para conseguir a aprovação desse estouro, sua empresa definiu que ele precisará gerar uma nova solicitação no valor do estouro para o bloqueio de verba em outra fase da obra, indicando em qual fase vai economizar esse valor — nesse caso uma solicitação de 15 mil para a fase de acabamento.
Nesse exemplo, com as duas solicitações criadas, o aprovador poderia aprovar o estouro e bloquear a verba através da outra solicitação, ou seja, na prática o estouro vai consumir o saldo de acabamento e o engenheiro só terá 55 mil para fazer o acabamento.
Na tela de aprovação de solicitações, o aprovador (já devidamente configurado para realizar esse tipo de aprovação/bloqueio) deverá selecionar a solicitação desejada e clicar em Executar / Bloquear. Depois disso, inserir uma justificativa que ficará registrada para consulta posterior.
O bloqueio da verba vai refletir no saldo do item bloqueado e, consequentemente, nas telas de Análise de saldo de solicitação, onde vai exibir a solicitação bloqueada, e também no Demonstrativo de saldo.
Como utilizar essa novo recurso
Por enquanto essa novidade estará disponível para os clientes que realizam suas aprovações no Mega ERP, mas em breve será implementado no Approvo também.
Além da configuração do usuário que pode fazer esse tipo de aprovação/bloqueio, não existe parametrização para o uso do novo recurso. Se sua empresa optar pelo bloqueio de verba quando houver um estouro em solicitação, deverá alinhar com sua equipe a necessidade de criar uma nova solicitação no valor do estouro e alinhar com o aprovador para que ele só aprove o estouro se houver uma outra solicitação no mesmo valor para o bloqueio de verba em outra fase da obra.
Veja também: Como configurar os usuários para aprovação de solicitações no ADO.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.