Visando flexibilizar o uso do orçamento, garantindo que o valor orçado inicialmente não sofra alterações e seja cumprido como planejado, quando houver a necessidade de estouro em uma determinada solicitação, será possível criar outra solicitação no mesmo valor do estouro para bloquear a verba em outra fase da obra.
Com o Bloqueio de verba, você flexibiliza o uso do orçamento, permitindo o estouro em uma solicitação, e garante que o valor do estouro seja economizado em outra fase da obra.
Como funciona na prática
Em um cenário onde tenha 100 mil no orçamento para a fase de fundação e 70 mil para a fase de acabamento. Nesse cenário, o engenheiro da obra estourou a fase de fundação em 15 mil, mas, para conseguir a aprovação desse estouro, a empresa definiu que precisará gerar uma nova solicitação no valor do estouro para o bloqueio de verba em outra fase da obra, indicando em qual fase vai economizar esse valor — nesse caso uma solicitação de 15 mil para a fase de acabamento.
Nesse exemplo, com às duas solicitações criadas, o aprovador poderia aprovar o estouro e bloquear a verba através da outra solicitação, ou seja, na prática, o estouro vai consumir o saldo de acabamento e o engenheiro só terá 55 mil para fazer o acabamento.
Na tela de aprovação de solicitações, o aprovador (já devidamente configurado para realizar esse tipo de aprovação/bloqueio) deverá selecionar a solicitação desejada e clicar em Executar / Bloquear e após inserir uma justificativa que ficará registrada para consulta posterior.
O bloqueio da verba vai refletir no saldo do item bloqueado e, consequentemente, nas telas de Análise de saldo de solicitação, onde vai exibir a solicitação bloqueada, e também no Demonstrativo de saldo.
Esta novidade estará disponível, para clientes que realizam suas aprovações tanto no Mega ERP, como também no Approvo. |
Atenção! Ao realizar esta ação via Approvo, aparecerá somente as opções de Bloquear/ Desbloquear no menu do Executar:
Como utilizar esse novo recurso
Além da configuração do usuário que pode fazer esse tipo de aprovação/bloqueio, não existe parametrização para o uso do novo recurso. Se sua empresa optar pelo bloqueio de verba quando houver um estouro em solicitação, deverá alinhar com sua equipe a necessidade de criar uma solicitação no valor do estouro e alinhar com o aprovador para que só aprove o estouro se houver outra solicitação no mesmo valor para o bloqueio de verba em outra fase da obra.
Veja também: Como configurar os usuários para aprovação de solicitações no ADO.
Comentários
1 comentário
Entendido
😞 se é um bloqueio de verba o processo ideal seria bloquear a inclusão de RM mesmo
Pois a obra nem perde tempo em incluir a RM
Por favor, entre para comentar.