Dúvida
Como ajustar os períodos aquisitivos de férias dos colaboradores que tiveram Suspensão de Contrato da MP936, no módulo Folha de Pagamento?
Solução
Foi implementado no sistema as rotinas para atender os clientes que desejam executar a postergação, para isso, vou detalhar os procedimentos, caso precise de apoio, podemos direcionar ao time de serviços, onde um consultor irá lhe apoiar.
Atualize a versão liberada: Metadados - Versão 4.28.2 - 17/12/2020
1. Acesse o módulo Folha de Pagamento / Relatório e selecione o relatório Relação para Controle e Programação das Férias (RHPR1750), ele listará os saldos de férias dos funcionários, sinalizando as datas limites para gozo;
1.1 Caso não tenha este relatório cadastrado, acesse: Módulo Folha de Pagamento / Arquivo / Cadastrar Relatórios, informe o código do novo relatório, e no campo Programa localize o RHPR1750:
1.2. Localize o arquivo desejado e vá até a aba Opções, nesta aba selecione as opções conforme sua necessidade:
2. Rotina Opcional: Disponibilizado o programa que fará o ajuste dos períodos aquisitivos de férias dos colaboradores que tiveram Suspensão de Contrato da MP936.
O que o programa faz? Recria os períodos aquisitivos, verificando todas as ocorrências de Suspensão do Contrato com início a partir de 01/04/2020, de forma que a soma dos dois períodos não ultrapasse 12/12 avos.
- Primeiramente salve em PDF o relatório Relação para Controle e Programação das Férias de todos os trabalhadores da base de dados.
- O programa deverá ser utilizado nos caso em que a ocorrência de Suspensão está com a opção Encerra Período de Férias marcada, e que o início da ocorrência seja a partir de 01/04/2020:
2.1. Cadastro do Programa:
2.2 Arquivo / Cadastrar Rotinas Especiais informe um código ainda não utilizado e procure pelo programa RHPRAJUPERFERMP.
Veja mais informações em Metadados - Como cadastrar uma rotina especial:
2.3 Geração da Rotina;
2.4. Para gerar a rotina, acesse Relatório / Rotinas Especiaise informe o código cadastrado anteriormente e clique em Iniciar Rotina Especial:
O ajuste poderá ser por Estabelecimento ou por Contrato.
2.5. Antes de Iniciar, é possível Ver os Contratos Selecionados:
Quais contratos serão ajustados?
- Contratos com ocorrências de suspensão com inicio a partir de 01/04/2020, eu que não possuam dias faltados, perdidos, cedidos ou abonados.
- Contratos que possuam dias faltados, perdidos, cedidos ou abonados deverão ter os períodos ajustados manualmente.
O que o programa faz?
- Recria os períodos aquisitivos, verificando todas as ocorrências de Suspensão do Contrato com inicio a partir de 01/04/2020, de forma que a soma dos dois períodos não ultrapasse 12/12 avos.
Exemplo:
Contrato com ocorrência de Suspensão com data de início em 01/05/2020 ate 30/05/2020.
Antes da rotina é aberto um período com 12/12 avos de 31/05/2020 até 30/05/2021:
Após executar a rotina, o período é ajustado, computando somente os meses que faltam para complementar 12/12 quando somados os dois períodos:
Ao final, é listado um relatório com as alterações realizadas, e outro com os erros.
3. É necessário efetuar o recálculo das médias para os contratos que tiveram os períodos ajustados:
3.1. Acesse a Administração do Sistema / Ferramentas / Recalcular Médias p/ Férias/13ºSalário:
Pontos a Serem Considerados:
- Para que o sistema considere dois períodos aquisitivos em um mesmo recibo de férias, é preciso que o cálculo seja realizado através do cálculo Coletivo, pois no cálculo individual deve-se selecionar apenas um período aquisitivo para cada cálculo o que gera dois recibos.
- O Relatório Relação para Controle e Programação das Férias irá considerar os períodos de forma separada, para informar o saldo e a data limite.
- Se o sistema calcular dias em dobro, deverá ser zerado conforme entendimento de cada empresa.
As empresas que rodaram a rotina especial de Ajuste do Período Aquisitivo para contratos Suspensos Rotina Especial RHPRAJUPERFERMP - Ajuste dos Períodos Aquisitivos de Férias MP 936 e precisam calcular férias onde o período de gozo deve contemplar o saldo de dois ou mais períodos aquisitivos, deve efetuar o cálculo pelo programa de férias coletivas.
4. Ajuste a Diretriz do Sistema
4.1. Acesse o menu Arquivo / Diretrizes / Diretrizes da Folha. Ajuste conforme imagem e salve a alteração:
4.2. Programe o Período de Gozo
4.2.1. Acesse o menu Férias / Programação / Individual de Férias:
4.3. Calcule as Férias pelo Cálculo Coletivo
4.3.1. Acesse o menu Férias / Cálculo / Coletivo de Férias. Informe a Data Base e Data de Pagamento.;
4.3.2. Informe a Seleção, conforme necessidade;
4.3.3. Gozo De / Até, informe a data de início das férias, nos dois campos;
4.3.4. Inicie o cálculo:
Desta forma, o sistema irá quitar o período com saldo e completar os dias de gozo, com os períodos seguintes.
Aviso / Recibo de Férias:
No módulo Folha de Pagamento acesse o menu Arquivo / Cadastrar Relatórios, localize o relatório Aviso/Recibo de Férias e na guia Opções verifique as novas condições:
Assim, com a opção Aviso / Aviso / Recibo / Recibo / Abono / Abono, quando for mais de uma cópia irá emitir primeiro o aviso conforme quantidade de cópias da mesma pessoa, depois recibo, e abono.
Quando selecionado a segunda opção Aviso/Recibo/Abono, irá emitir esta ordem da primeira cópia e a mesma ordem para a próxima cópia da mesma pessoa.
Item 2:
Incluso nas opções do relatório RHPR1704, Aviso/Recibo de Férias e Solic. de Abono, a opção P/férias na mesma data base, imprimir:.
Essa opção possibilita a impressão do aviso e do recibo de forma consolidada, quando o recibo foi calculado em sequência na mesma data base (1º,2º e 3º recibos) para a emissão Coletiva do relatório.
No módulo Folha de Pagamento acesse Arquivo / Cadastrar Relatórios, localize o relatório Aviso/Recibo de Férias e na guia Opções verifique as novas condições:
Exemplo: Contrato com 10 dias de férias cedidos. Desses 10 dias, 2,5 são do primeiro período aquisitivo e 7,5 do segundo período:
Ao utilizar a opção consolidada, é impresso apenas um relatório do aviso de férias e um do recibo.
A Impressão deve ser de forma coletiva
Poderá na seleção colocar a regra para emitir somente de um contrato se necessário:
Observação: no recibo consolidado, os itens estatísticos e as médias são ocultados.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.