Dúvida
Como executar o processo de encerramento do exercício automático, no módulo Contabilidade?
Solução
Para executar o processo de encerramento automático, realize os procedimentos seguir:
1. No Menu, clique em Empresarial / Contabilidade / Movimentações / Encerrar;
2. Para utilizar uma definição já criada, selecione a definição e continue a partir do passo 3. Para criar a definição de encerramento, siga os passos:
2.1 Clique em Inserir e na aba Geral, preencha o campo Descrição;
2.2. Os campos Centro de Custo, Projeto indicam se o lançamento de encerramento será gerado contemplando obrigatoriamente estas informações. O campo Agente é preenchido automaticamente como "Não";
2.3. O campo Apaga Anterior indica se o encerramento anteriormente gerado, será apagado na execução deste processo;
2.4. O campo Ação indica o código de ação do lançamento de encerramento que será gerado;
2.5. Na aba Definição são definidas as contas de origem e destino e o histórico do lançamento. Depois de preenchido das duas abas clique em Confirmar para salvar;
Observação: Os itens 2 ao 2.5 devem ser preenchidos conforme a necessidade especifica do cliente;
3. Selecione encerramento e clique no botão Executar;
4. No campo Data do Encerramento, informe a data que será realizado o encerramento dos lançamentos contábeis e clique em Confirmar;
5. Selecione o lote que receberá os lançamentos e clique em Selecionar;
6. Clique em Sim na mensagem de confirmação do processo.
Atenção: Antes de efetuar qualquer alteração ou procedimento, confirme as informações com o responsável pelo setor. Quando o processo for finalizado, a tela com o log dos lançamentos será apresentada.
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