Incidente
No módulo Contabilidade, ao realizar contabilização de um documento, é apresentada a mensagem: Conta Contábil do Agente XX Agn ID XX Tipo XX não encontrada. Cod. Contab. XX.
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois no Cadastro do Agente não foi configurado uma conta contábil.
Solução
Para que a mensagem não seja apresentada e o lançamento seja contabilizado, realize os passos a seguir:
1. No Menu, clique em Empresarial/ Contabilidade, clique em Opções / Integrações / Visualizar Log;
2. Identifique o Agente, Código de Contabilização e tipo de agente que são apresentados na mensagem;
3. Identifique o número do documento apresentado no log;
4. No Menu acesse Empresarial/ Financeiro/ Movimentações, clique em Movimento Financeiro e procure pelo documento verificado no passo 3;
5. No Movimento Financeiro, pressione o botão direito do mouse, clique em Propriedades e no campo Documento, verifique o número do documento;
6. Identifique, no campo Descrição, a origem do movimento, sendo Contas a Pagar ou Contas a Receber;
7. No Menu acesse Empresarial/ Financeiro, clique em Contas a Pagar/ Contas a Pagar ou Contas a Receber/ Contas a Receber, conforme identificado no passo 6 e procure pelo documento;
8. No campo Agente, identifique o agente do documento e o Tipo do Agente;
Observação: Os ID's de Agente podem ser:
B = Obras
C = Cliente
D = Sindicato
E = Contato
F = Fornecedor
G = Organização
I = Tributários
N = Conta Financeira
O = Outros
R = Representante
S = Obrigação Social
T = Transportadora
U = Funcionários
9. No Menu acesse Empresarial/ Global, clique em Cadastros / Agentes;
10. Selecione o agente verificado no passo 9 e clique em Editar;
11. Na aba Contas Contábeis, insira os dados correspondentes a mensagem;
12. No Menu acesse Empresarial / Todos os Módulos / Configurações Globais/ Contabilidade, clique em Definições / Contabilidade e verifique para cada linha referente a tabela Plano de Contas, se existe uma definição com o campo Início preenchido com uma data anterior à data do lançamento;
13. No Menu acesse Empresarial / Contabilidade, clique em Opções / Cadastros / Plano de Contas, selecione cada uma das contas contábeis envolvidas no lançamento, clique em Editar e na aba Geral verifique se o campo Implantação está preenchido com uma data anterior à data do lançamento.
Observação: A definição do Plano de Contas deve ter uma data de início anterior à data do lançamento.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.
Comentários
2 comentários
Boa tarde!
O mesmo feito as configuração passada, o relatório continua mostrando os resultado de pesquisa zerados
Att
Thiago Azevedo
Olá Thiago, tudo bem?
Vou abrir um ticket para que você reporte o cenário para o nosso time.
Abs!
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