Incidente
No módulo Office Banking, ao enviar uma remessa de pagamento eletrônico de fornecedores do tipo Pessoa Física, no motivo erro, o banco envia as seguintes rejeições: AT-CNPJ/CPF do favorecido inválido AT-Tipo de inscrição e identificação do favorecido incompatíveis.
Causa
Este incidente ocorre, pois ao gerar o arquivo de envio para pagamento, o sistema preenche o campo do CPF com zeros à esquerda do número, pois no gerador de formatos, o campo "Numero de Inscrição" foi definido como "Num" ou o CNPJ do fornecedor está vazio ou incorreto.
Solução
Para que o arquivo gerado seja aceito pelo banco com sucesso, realize os seguintes passos:
1. Acesse o módulo Financeiro / Opções / Utilidades / Configurações Office Banking / Gerador Formatos;
2. Selecione o formato em questão e clique no botão Editar;
3. Selecione a aba Remessa, localize na sub aba Detalhe a posição onde está vinculada a fórmula Nº Inscrição do Agente;
4. Verifique se a coluna Tipo está configurada como 'Alfa';
Observação: Deve ser validada a fórmula para considerar somente números, pois caso contrário dará erro junto ao banco devido à algumas fórmulas considerarem caracteres inválidos como exemplo: . (ponto) e - (hífen) considerados como caracteres inválidos pelo Banco.
Para verificar o CNPJ do fornecedor, realize os passos a seguir:
1. Acesse o módulo Global / Cadastros / Agentes;
2. Selecione o fornecedor em questão e clique em Editar;
3. Na aba Agente, verifique se o campo CNPJ está preenchido corretamente e salve o cadastro.
Caso este artigo não solucione o seu incidente, veja também o artigo Processamento de Remessa de Pagamento Banco Bradesco - CNPJ/CPF do favorecido divergente do Cadastro do Banco
Atenção: Para alterações/configurações dos formatos do Office Banking, entre em contato com o seu Gerente de Contas.
Comentários
2 comentários
Estou com o mesmo problema citado acima, fornecedores com CNPJ (por vezes MEI) e conta vinculada ao CPF, como resolver a remessa bancaria?
Olá Cristiano Lopes, como vai?
Abri em seu usuário o ticket 771735 para que o suporte possa te auxiliar, peço a gentileza de acompanhar o retorno por lá.
Grata pela compreensão.
Por favor, entre para comentar.