Incidente
No módulo Embarcador, ao tentar realizar a importação de EDI de CONEMB 5.0, é apresentada a mensagem: Nota Fiscal não cadastrada - NF XX/S - CTRC XX/T - Linha não Importada!
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois a Nota fiscal XX série S não está cadastrada no sistema ou o arquivo TXT enviado pela transportadora está incorreto.
Solução
Para que a importação de EDI de CONEMB 5.0 seja realizada sem apresentar inconsistências, verifique as alternativas:
- Para a Nota fiscal XX série S cadastradas no sistema, realize os passos a seguir:
1. Acesse o módulo Embarcador / Notas Fiscais e clique no botão Inserir;
2. Insira a nota fiscal XX série S e clique em OK;
3. Filtre a nota fiscal digitada, selecione a mesma e clique no botão Conferir;
4. Acesse o Grupo de Notas;
5. Insira as informações do novo grupo de notas;
6. Na aba Notas Fiscais, selecione a nota fiscal XX série S no campo Notas disponíveis e envie para Notas selecionadas;
7. Clique em OK;
8. Filtre o Grupo de Notas criado, selecione o mesmo e clique em Calcular.
- Para o arquivo TXT enviado pela transportadora incorretamente, realize os passos a seguir:
1. Acesse o Mega / Logística / Embarcador;
2. Acesse Opções / Utilitários / EDI / Retorno de Dados / Conhecimento / CTRC Customizável:
3. Edite o formato configurado para importação do EDI CONEMB 5.0;
4. Verifique o nível configurado e o identificador definido para buscar os dados da Nota Fiscal:
5. Acesse a aba Configuração e selecione a sub aba referente ao nível verificado no passo 4;
6. Verifique as posições de início e fim para o campo CNPJ/CPF Emitente:
7. Acesse o arquivo TXT enviado pela transportadora e edite-o com algum software de edição de texto;
8. Procure pelo identificador 524, posições 4-17 e verifique o CNPJ informado no respectivo arquivo:
9. Compare o CNPJ informado no arquivo TXT enviado pela transportadora com o CNPJ do Emitente da Nota Fiscal (filial na qual a importação é realizada);
10. Se no identificador 524, posições 4-17 o CNPJ informado for divergente do CNPJ do Emitente da Nota Fiscal, a transportadora enviou o arquivo TXT incorretamente;
11. Acione a transportadora responsável pelo envio do arquivo, posicione da situação e solicite o envio do arquivo corretamente.
Após receber o arquivo correto, realize a importação do EDI CONEMB 5.0.
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