Dúvida
Como instalar o certificado digital A1?
Solução
Para instalar o certificado digital, realize os passos a seguir:
1. Execute o arquivo .PFX do certificado digital;
2. Na tela de inicial de instalação do certificado, em Local do Repositório, marque a opção 'Usuário Atual' e clique em Avançar:
3. No campo Nome do arquivo deverá ser carregado o diretório do arquivo .PFX em questão. Caso contrário, utilize o botão Procurar..., selecione o arquivo e clique em Avançar:
4. No campo Senha, insira a senha do certificado, marque as opções 'Marcar esta chave como exportável' e 'Incluir todas as propriedades estendidas' e clique em Avançar:
Observação: A opção 'Marcar esta chave como exportável' marcada possibilitará o backup e o transporte das chaves posteriormente.
Atenção! O parâmetro 'Habilitar proteção de chaves privadas fortes. Se habilitar essa opção, você será avisado sempre que a chave privada for usada por um aplicativo' deve ficar desativado, pois toda vez que o comunicador fizer uma requisição, será exigido uma confirmação de utilização do certificado.
5. Marque a opção 'Colocar todos os certificados no repositório a seguir', clique no botão Procurar, selecione a pasta/repositório Pessoal e clique no botão Avançar:
Observação: Caso o certificado não seja instalado no repositório/pasta pessoal, não será reconhecido pelo Mega.
6. Para finalizar a instalação, clique em Concluir:
7. Acesse o navegador Internet Explorer, clique em Ferramentas / Opções da Internet:
8. Acesse a aba Conteúdo e clique no botão Certificados:
9. Na aba pessoal, verifique se o certificado está instalado:
Observação: O certificado digital deve ser instalado no servidor de aplicação, na sessão onde os servers (Connection Manager e Comunicador Sefaz) estão configurados para ser iniciados.
Para multi-empresa, no Mega é considerado os parâmetros da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) por filial.
Atenção! Após esta instalação, deve-se publicar o certificado no Mega. Caso tenha dúvidas de como fazer este procedimento, acesse o artigo: Como publicar o certificado digital no Mega
Importante: Caso tenha dúvidas na instalação do certificado digital, recomendamos que entre em contato diretamente com as autoridades certificadoras como Certisign, Serasa Experian, Valid, entre outras, e eles irão te ajudar.
Comentários
10 comentários
1 - Como instalo/importo o certificado A1 no ambiente cloud?
2 - utilizo o FWCloud posso usar o A3 ou vou precisar do A1?
Oi Mayke, como vai? Abri o ticket 296435 para que o nosso time de Atendimento esclareça as suas dúvidas pontuais.
Abraços!
Ariane Alves
Quando o mega é executado como serviço On Premise, esse procedimento explicado não se enquadra 😞
Nesse caso, é acessado o MegaERPAdmin e existe uma opção para incluir o certificado no usuário corrente, até onde isso foi explicado, vai ser identificado o usuário que está executando o SrvMegaComunicadorSefaz
O usuário atual não é o service.mega
1 - Como instalo/importo o certificado A1 no ambiente cloud?
Devido ao ambiente Cloud, a instalação do Certificado deve ser realizada por meio da equipe mantenedora do ambiente. Se desejar poderá encaminhar o Certificado e Senha e informar as filiais para que seu fornecedor instale e vincule os Certificados.
2 - Utilizo ambiente em Cloud, posso usar o A3 ou vou precisar do A1?
Certificados do tipo A3 somente funcionam em Servidores Locais. Para utilização em ambiente Cloud se faz necessário o Certificado Digital, do tipo A1.
Verifique algumas diferenças entre os dois Certificados:
Entenda as diferenças entre os certificados A1 e A3
Oi Anderson, este artigo é aplicável apenas para A1.
Ambiente local, pode utilizar o A3 e A1.
Não entendi, complementei como instalamos o certificado A1 no ambiente que temos na Sanavita que é on premise, ou seja, em servidores locais e funciona sem problemas, não usamos o certificado A3
O próprio artigo citado Entenda as diferenças entre os certificados A1 e A3 mostra isso pela tabela
Nosso ambiente tem o MegaConnectionManager configurado como Serviço do Windows
Obrigada Anderson!
Oi José, tudo bem?
Solicito por gentileza que entre em contato com seu canal de atendimento, via ticket, para dar mais informações sobre o ocorrido.
Abraços.
Ariane Alves
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