Incidente
No Mega, ao consultar as ocorrências de um determinado documento, é apresentada a mensagem: Approvo: documento aprovado automaticamente, pois não encontramos nenhuma regra de aprovação configurada.
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois não foi encontrada nenhuma regra válida cadastrada no Approvo para o documento em questão.
Solução
Para que os documentos não sejam aprovados automaticamente, realize os passos a seguir:
1. Cadastre um novo perfil de alçada:
1.1. Acesse o Approvo e no menu clique em Configuração / Perfil de Alçada;
1.2. Clique no botão Novo;
1.3. Preencha os campos Descrição, Observações e defina se o solicitante será notificado quando o documento for aprovado (após a última aprovação) e/ou quando o documento for reprovado;
1.4. Clique em Salvar.
2. Defina os tipos de documentos:
2.1. No perfil de alçada recém criado, clique no ícone Detalhes da coluna Ações e selecione a opção Tipos de Documentos;
2.2. Selecione o(s) tipo(s) de documento desejado(s) e clique em Confirmar para salvar.
3. Configure as regras de aprovação:
3.1. Ainda nas ações do perfil de alçada, selecione a opção Vigências;
3.2. Clique em Novo, informe a data de inicio dessa vigência e clique em Salvar;
Atenção! Ao cadastrar a vigência, a coluna Status constará como 'Cadastro Pendente'. Somente após as demais configurações da regra, é que o status será atualizado automaticamente.
3.3. Na coluna Ações, clique no ícone Regras;
3.4. Clique em Criar Nova e informe um título para a nova regra;
3.5. Informe as classes financeiras, os centros de custo e os projetos em suas respectivas abas;
Observação: Você pode criar uma única regra geral para a empresa. Neste caso, não vincule classe financeira, centro de custo e/ou projeto.
3.6. Clique na aba Aprovadores e adicione as faixas de valores e os respectivos aprovadores;
3.7. Em seguida, ative a regra através do botão no canto direito da tela;
3.8. Volte para a tela de Vigências e na coluna Ações clique no ícone Editar vigência;
3.9. Em Vigência ativa, selecione a opção 'Sim' e clique em Salvar.
Importante! O Approvo segue a mesma regra de segurança do ERP Mega, e considera as restrições do usuário para acesso aos documentos de acordo com as permissões de centro de custos, projetos, filial e classe financeira do usuário.
4. Defina as filiais:
4.1. Ainda nas ações do perfil de alçada, selecione a opção Filiais;
4.2. Selecione as filiais que deseja vincular e clique no botão Confirmar para salvar.
5. Defina os grupos de estoque:
A definição de grupo de estoque é necessária para aprovação dos seguintes documentos:
- Contratos de Empreiteiros;
- Aditivos de Empreiteiros;
- Medições de Empreiteiros;
- Mapas de Cotações;
- Pedidos de Compras.
5.1. Ainda nas ações do perfil de alçada, selecione a opção Grupos de Estoque;
5.2. Selecione o(s) grupo(s) de estoque desejado(s) e clique em Confirmar para salvar.
Atenção! Após configurar as regras de aprovação no Approvo, os documentos em aprovação nas rotinas padrões do Mega ERP serão migrados automaticamente para o Approvo.
Observação: Sempre que um documento apresentar no Mega ERP a ocorrência de aprovação automática no Approvo, basta realizar as validações apresentadas nesse artigo e configurar uma regra para o mesmo.
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