Incidente
No módulo Contabilidade, ao tentar emitir o relatório Razão Plano XI (Razao_Plano_XI.rpt) Consolidado, é apresentada a mensagem: Razões Consolidados somente podem ser emitidos após ter sido gerada Abertura do Exercício de todas as empresas vinculadas!
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois em uma ou mais filiais da consolidadora na qual foi selecionada ao entrar no sistema, não foi executada a rotina de abertura do exercício, que transfere de um período a outro os saldos das contas contábeis dos grupos de ativo e passivo.
Essa rotina de abertura de exercício cria uma definição da tabela de Plano de Contas com mês/ano definido no rodapé do sistema, no momento da execução da rotina.
Como a emissão está sendo feita consolidada, o sistema exige que todas as filiais abaixo dessa consolidadora estejam alinhadas em relação às definições de padrões da tabela de Plano de Contas, pois caso contrário, não faria sentido consolidar as informações.
Solução
Para que seja possível emitir o Razão consolidado, realize os passos a seguir:
1. Execute a rotina de Abertura de Exercício para a(s) filial(ais). Consulte manual da rotina ou entre em contato com o Atendimento;
Caso trate-se de uma filial nova, na qual não possui nenhuma movimentação no módulo Contabilidade, é possível executar um procedimento alternativo, conforme passos abaixo:
2. Acesse o módulo Global / Configurações / Definições / Contabilidade:
2.2. Na aba Organizações Ativas, selecione a filial e em seguida clique na aba Definições:
2.3. Verifique se constam definições de Plano de Contas a partir da data de início do relatório. Por exemplo, o relatório foi emitido com o período entre 01/01/2013 a 01/01/2014, neste caso é necessário constar definições de Plano de Contas para todas essas filiais referente aos anos de 2013 e 2014, ou seja, nesses dois anos deverá ter sido executa a rotina de Abertura de Exercício:
2.4. E que todas estejam com a opção 'Abertura de Exercício' marcada:
Após esses procedimentos, será possível emitir o Razão Consolidado.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.