Incidente
No módulo Folha de Pagamento, ao executar um processo, o desconto de Pensão Alimentícia não é gerado automaticamente.
Causa
Este incidente ocorre, pois o percentual para cálculo de pensão não está definido corretamente.
Solução
Para que o desconto da Pensão Alimentícia seja gerado corretamente, realize os passos a seguir:
1. No módulo Folha de Pagamento, acesse Opções / Cadastros / Colaboradores;
2. Selecione o colaborador desejado e clique no botão Editar;
3. Na aba Informações Auxiliares, sub aba Beneficiários, selecione o beneficiário do tipo Pensionista e clique no botão Editar;
4. Na aba Regra de Cálculo de Pensão Alimentícia, selecione o evento correspondente ao processo executado e clique no botão Editar;
5. Verifique o tipo de regra utilizada no campo Regra de Cálculo, sendo elas:
5.1. Percentual: Informe o percentual do desconto na opção Valor;
5.2. Nenhum: nessa opção o percentual de pensão deve ser cadastrado em outra funcionalidade, provavelmente em campos auxiliares (localizados em Cadastro do Colaborador / Informações Auxiliares / Campos Auxiliares);
6. Em Opções / Cadastros / Grupos de Eventos, localize o grupo que está sendo utilizado para gerar o processo e clique no botão Editar;
7. Na aba Eventos, localize o evento de Desconto de Pensão Alimentícia e em seguida clique no botão Editar;
8. Verifique na sub aba Tipo de Afastamento se existe Afastamento informado, se sim o campo Desconsiderar a preferência de Afastamento deve estar marcada;
9. Clique no botão OK para salvar a informação;
10. Execute o processo de Fechamento / 13º ou Férias novamente.
Observações:
A) Conforme citado no item 5.2 acima, se o campo Regra de Cálculo estiver definido como 'Nenhum', o percentual de pensão deve ser cadastrado em outra funcionalidade. Nestes casos, normalmente, o cadastro ocorre através de campos auxiliares. Entretanto, para confirmação, a Aderência de Folha de Pagamento (documento elaborado durante a implantação, no qual são descritas diversas informações quanto a configurações, entre elas a localização do percentual de pensão) pode ser consultada.
B) As demais opções para o campo Regra de Cálculo são:
-
Valor: Utilizada quando o desconto de pensão do colaborador corresponde a um valor fixo.
-
Índice Financeiro: Utilizada quando o desconto de pensão do colaborador corresponde a um Salário Mínimo. Entretanto, antes da parametrização, é necessário cadastrar o índice financeiro do tipo Salário Mínimo em Global / Cadastros / Índices Financeiros e, também, estipular o seu vínculo nos parâmetros gerais da organização, localizados em Folha de Pagamento / Configurações / Parâmetros / Gerais.
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