Incidente
No módulo Folha de Pagamento, ao tentar efetuar a carga do Resumo Folha em uma determina filial, é apresentada a mensagem:
ORA-20001: Não foi possível gerar carga Resumo ORA-20001
ORA-20001: Não foi possível inserir resumo na filial XX, competência MM/AAAA para o processo XX Colaborador inicial XX Colaborador Final XXXXXX
ORA-02291: integrity constraint MGRH.GLO_OBRA_PART_RH_RESU violated - parent key not found.
Causa
Este incidente ocorre porque a filial está configurada como Tomadora de Serviços, porém os colaboradores não estão vinculados a nenhum agente do tipo Obra.
Solução
- Se a filial é Tomadora de Serviços por Projeto ou Tomadora de Serviços por Centro de Custo, realize os passos a seguir:
A1. Para filiais exclusivamente Tomadoras de Serviços por Projeto:
1. Revisão / Parâmetros Gerais da Folha:
- No módulo Folha de Pagamento, acesse Configurações / Parâmetros / Gerais e edite o registro com maior data de vigência;
- Na seção 'Tomador de Serviços?', verifique se a opção 'Tomador Projeto' está definida. Caso não esteja, habilite a mesma.
2. Consulta dos Projetos vinculados aos colaboradores:
- No módulo Folha de Pagamento, acesse Opções / Cadastros / Colaboradores e consulte os códigos de todos os Projetos vinculados aos colaboradores da filial, reservando-os separadamente;
- Para a consulta citada no item anterior, classifique o grid de colaboradores pela coluna 'Projeto'. Assim, o sistema irá ordenar os funcionários pelo código do Projeto, facilitando a visualização.
3. Visualização do agente tipo Obra vinculado ao Projeto:
- No módulo Global, acesse Cadastros / Projetos;
- Selecione um dos Projetos cujos códigos foram reservados na seção 2 acima e clique no botão Editar;
- Verifique se há algum agente do tipo Obra definido no campo 'Obra';
- Se sim, reserve o código de tal agente;
- Se não, vincule o agente necessário e reserve o código do mesmo.
A2. Para filiais exclusivamente Tomadoras de Serviços por Centro de Custo:
1. Revisão / Parâmetros Gerais da Folha:
- No módulo Folha de Pagamento, acesse Configurações / Parâmetros / Gerais e edite o registro com maior data de vigência;
- Na seção 'Tomador de Serviços?', verifique se a opção 'Tomador Centro de Custo' está definida. Em caso negativo, habilite a mesma.
2. Consulta dos Centros de Custo vinculados aos colaboradores:
- No módulo Folha de Pagamento, acesse Opções / Cadastros / Colaboradores e consulte os códigos de todos os centros de custo vinculados aos colaboradores da filial, reservando-os separadamente;
- Para a consulta citada no item anterior, classifique o grid de colaboradores pela coluna 'Centro de Custo'. Assim, o sistema irá ordenar os funcionários pelo código do Centro de Custo, facilitando a visualização.
3. Visualização do agente tipo Obra vinculado ao Centro de Custo:
- No módulo Global, acesse Cadastros / Centros de Custo;
- Selecione um dos Centros de Custo cujos códigos foram reservados na seção 2 acima e clique no botão Editar;
- Verifique se há algum agente do tipo Obra definido no campo 'Obra';
- Se sim, reserve o código de tal agente;
- Se não, vincule o agente necessário e reserve o código do mesmo.
A3. Para filiais Tomadoras de Serviços por Projeto ou Centro de Custo
Revisão / Parâmetros do agente tipo Obra:
- No módulo Folha de Pagamento, acesse Configurações / Parâmetros;
- Na seção 'Agentes Tipo Obra', selecione o agente correspondente ao código reservado, clique no botão Editar e verifique se existem parâmetros de GPS, GFIP e RAIS cadastrados;
- Se não existirem parâmetros de GPS, GFIP e RAIS, efetue o cadastro dos mesmos. Para isso, consulte o artigo Como incluir Parâmetros de GPS em um agente do tipo Tomador.
Manutenção do cadastro do colaborador:
- No módulo Folha de Pagamento, acesse Opções / Cadastro do Colaborador;
- Se a filial por Tomadora de Serviços por Projeto, selecione um colaborador correspondente a algum dos Projetos cujos códigos foram reservados e clique no botão Editar;
- Se a filial por Tomadora de Serviços por Centro de Custo, selecione um colaborador correspondente a algum dos Centros de Custo cujos códigos foram reservados e clique no botão Editar;
- Acesse a aba Informações Auxiliares, sub aba Projeto/Centro de Custo;
- Edite o registro necessário e verifique se no campo 'Tomador' o respectivo agente do tipo Obra está informado;
- Se não, descreva o código do agente tipo Obra reservado e grave as alterações;
- Se sim, o cadastro deste colaborador está correto;
- Se o cadastro do colaborador está correto, a inconsistência está sendo causada por outro funcionário. Dessa forma, repita as etapas anteriores para o próximo funcionário do grid.
- Se a filial não for Tomadora de Serviços, realize os passos a seguir:
- No módulo Folha de Pagamento, acesse Configurações / Parâmetros / Gerais e edite o registro com maior data de vigência;
- Na seção 'Tomador de Serviços?', defina a opção 'Não';
- Grave as alterações.
Conclusão / Carga do Resumo Folha:
Após efetuar os procedimentos descritos nas etapas anteriores para os colaboradores de todos os projetos, efetue novamente a carga do Resumo Folha.
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