Dúvida
Qual é o conceito do MRP, no módulo Manufatura?
Solução
O MRP - Manufacturing Resource Planning (Planejamento das Necessidades Materiais) possui como objetivo o cálculo da necessidade de materiais com base em informações de demanda, cálculo este que não seria possível realizar manualmente pela equipe de PCP das indústrias.
O MRP trabalha com as necessidades exatas de cada item, melhorando assim o atendimento aos consumidores, minimizando os estoques em processo (WIP) e aumentando a eficiência da fábrica, obtendo assim menores custos e, consequentemente, melhores margens de lucro.
Regras gerais:
- Partir das necessidades colocadas (Previsão + Pedidos de Venda);
- Verificar as condições de lead-time de cada item bem como as informações de estoque;
- Explorar as necessidades pela Lista de Materiais através do Low Level Code;
- Verificar as disponibilidades de estoques em Matérias-Primas, Processo e Acabados;
- Verificar as Solicitações e os Pedidos de Compras colocados;
- Sugerir as necessidades líquidas de Produção e Compras considerando os lead-times e os estoques mínimos dos itens;
- Permitir simulações de rodadas e trabalhar sobre as informações de MPS ou sobre as previsões colocadas como demandas independentes.
De todo o conceito que envolve a parametrização do MRP, destacamos a importância dos lead times e dos estoques de segurança, pois sem essas informações é impossível dizer que o sistema estará preparado para gerar a Rodada de MRP.
Lead times:
Lead time é o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término, ou seja, corresponde ao tempo entre o momento de entrada do material até à sua saída do inventário. O lead time é um dos conceitos mais importante da logística. Deve ser considerado em todas as atividades, pois está associado também ao custo da operação.
Em alguns momentos, o processo produtivo sofre atrasos inesperados ou tempos de inatividade. Nestes períodos, a não produção impacta negativamente os resultados da operação e toda e qualquer forma de atraso inesperado representa sérios problemas nesta operação.
Desta forma, as empresas que melhor controlam as variáveis que impactam na produção, conseguem reduzir o seu lead time com mais capacidade de satisfazer as necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, diminuindo os seus custos de operação.
Estoques de Segurança:
É importante manter um nível de estoque adequado para evitar sua falta diante da variabilidade da demanda e a incerteza de reabastecimento do produto quando necessário.
Para maiores detalhes/informações sobre os conceitos do módulo MRP, verifique os artigos:
Comentários
2 comentários
Veja também:
Sugestão de melhoria:
Por favor, entre para comentar.