Incidente
No módulo Nota Fiscal Eletrônica, ao tentar autorizar uma Nota Fiscal de Devolução de Compra, é apresentada a mensagem de rejeição 321: NF-e de devolução não possui documento fiscal referenciado.
Causa
Esta mensagem de rejeição é apresentada, pois, segundo a Nota Técnica 2013.005, toda nota fiscal de devolução precisa possuir um documento fiscal referenciado e a nota de devolução de compra em questão está sendo gerada manualmente, sem vínculo com a nota original de recebimento.
Solução
Para que esta rejeição não seja apresentada ao tentar autorizar a Nota de Devolução de Compra, realize os passos a seguir:
1. No módulo Nota Fiscal Eletrônica, realize a inutilização da nota com a rejeição em questão;
Observação: Caso tenha dúvidas em como inutilizar uma NF-e, consulta o artigo: Como inutilizar uma NF-e no módulo Nota Fiscal Eletrônica
2. Após a inutilização da nota, no módulo Distribuição, acesse Faturamento / Emissão (NF);
3. No campo Tipo Doc., insira um Tipo de Documento de Devolução;
4. Preencha as informações pertinentes à Nota Fiscal de Devolução;
5. Clique no botão Nota vinculada e selecione a opção Nota de Devolução / Estorno;
6. Filtre pela nota de recebimento a ser devolvida;
7. Selecione a nota e os itens a serem devolvidos;
8. Clique no botão Gerar;
10. Clique em Confirmar para gerar a NF-e de devolução;
11. No módulo Nota Fiscal Eletrônica, gere um novo XML de envio de lote para nota gerada no passo anterior.
Observação: Caso tenha dúvidas em como gerar novo XML, consulte o artigo: Como gerar um novo XML de envio de lote
Observação: Conforme anexo, esta rejeição se encontra na Nota Técnica 2013.005 versão 1.10, página 100, sequência B25-70, rejeição 321.
Comentários
4 comentários
Boa Tarde,
A nota fiscal que apresentou a rejeição deverá ser inutilizada antes ou depois do procedimento acima (módulo Distribuição / Opções / Faturamento / Notas Fiscais de Devolução / Nota de Devolução (Recebimento)) ?
Boa tarde Anderson.
Obrigada pela sua contribuição. Graças ao seu comentário este artigo foi atualizado!
Conte sempre com nosso #megatime
O artigo não foi útil, pois conforme ticket #184333 não tenho a nota fiscal de Recebimento.
Olá Anderson tudo bom? Bom dia!!
😞 o artigo não foi útil no seu caso pois infelizmente o Mega não atende o cenário do seu questionamento.
Na sua dúvida inicial:
"A nota fiscal referenciada não tem lançamento no mega, pois é antes (09/2014) do inicio (implantação) do mega (03/2015)"
" A nf XXXX foi feita manual, agora preciso vincular a Chave???? Como????"
Orientamos no Ticket um ajuste pontual sobre o vinculo da Chave, porém para os casos de NF antiga respondemos:
"Para este caso de nota antiga inserida fora do Mega, o produto atual não atende. O que pode ser feito neste caso é solicitar uma customização ou sugerir uma melhoria para criarem uma funcionalidade que permita fazer tal ação."
Qualquer dúvida, nos acione! Tenha um ótimo dia!
Por favor, entre para comentar.