Incidente
No módulo Arquivos Magnéticos, ao tentar gerar o arquivo do Sped Contábil (ECD) é apresentada a mensagem: Houve problemas durante a carga de dados!
Erro:
ORA-20003: No registro J215 não foi possível gerar saldo por centro de custos de código reduzido X e conta reduzida XX.
Possíveis erros:
1 - Devido ao encerramento não ter sido realizado por centro de custos na data DD/MM/AAAA.
2 - Devido ao plano de conta/centro de custo não possuírem lançamentos.
Soluções
1 - Configure as contas vinculadas ao plano gerencial para não utilizar centro de custos ou fazer o encerramento por centro de custos.
2 - Retire da configuração do plano gerencial o plano de conta/centro de custos informados nesta mensagem.
Por favor revise a rotina de carga de dados!
Causa
Este incidente ocorre pois, não foi executada a rotina de encerramento ou a conta contábil/centro de custos vinculado no plano gerencial não possui movimentação.
Solução
Para emitir o arquivo com sucesso, realize os passos à seguir:
1. Acesse o módulo Contabilidade / Consulta de Saldos e filtre o ano para o qual o arquivo será emitido;
2. Verifique se o saldo das contas de resultado em 31/12 é zero;
Observação: Caso as contas de resultado não estejam com o saldo zero, execute a rotina de encerramento. Caso tenha dúvidas sobre como realizar este processo, verifique o artigo Como executar o processo de encerramento do exercício automático.
3. Acesse o módulo Contabilidade / Consulta de Saldos, filtre a conta e o centro de custos apresentados na mensagem e verifique se houve movimentação para a mesma no período para o qual o arquivo será emitido;
4. Caso a conta não possua saldo, ainda no módulo Contabilidade acesse Opções/Cadastros/Relatórios Magnéticos/ECD/Parâmetros;
5. Na aba Organizações Ativas, selecione a organização para a qual o arquivo será gerado, e clique na aba Configuração;
6. Selecione a linha referente ao ano base da emissão do arquivo, e clique em Editar;
7. Clique na aba Registro J210 e verifique qual Plano Gerencial foi vinculado para o ano da emissão do arquivo;
8. Acesse o módulo Contabilidade/Opções/Cadastros/Planos Gerenciais, selecione o Plano Gerencial identificado no passo 7 e clique em Seleciona;
9. Localize a Conta onde foi vinculada a conta reduzida apresentada na mensagem, selecione a mesma e clique em Editar;
10. Na aba Referência, selecione a conta reduzida apresentada na mensagem e clique em Apagar;
11. Clique em OK para Salvar e em seguida emita um novo TXT.
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