Dúvida
Como cadastrar um novo evento, no módulo Folha de Pagamento?
Solução
Para incluir um novo evento, realize os passos a seguir:
1. No módulo Folha de Pagamento, acesse Opções / Cadastros / Eventos:
2. Aba Geral
6. Aba Fórmulas / Integração / Proj. & C.C
7. Aba Grupo
Atenção: Antes de Inserir o evento, verifique qual o nível sintético e a sequência do ultimo evento.
Exemplo: Para inserir um evento no nível sintético Adicionais, localize o grupo sintético e clique na coluna Código para ordenar a sequência:
2. Clique no botão Inserir, na aba Geral informe os seguintes campos:
Código: informe o próximo código do evento que foi verificado no exemplo acima;
Descrição: informe uma descrição para o evento. Esse campo pode ser alterado mesmo que o evento esteja vinculado a algum evento padrão;
Evento Padrão: informe o código do evento padrão quando houver necessidade de vincular a algum evento padrão, lembrando que ao vincular o evento, as configurações passam a ser do evento padrão vinculado;
Classificação: informe a classificação correspondente, este campo é utilizado para a emissão de relatórios e para alguns cálculos do sistema;
Natureza: informe a natureza do evento, sendo eles:
Provento (eventos relacionados a tudo o que o colaborador terá a receber);
Desconto (eventos que irão subtrair do que o colaborador terá a receber);
Especial (eventos que não aumentam e nem diminuem as bases para o cálculo do imposto).
Tipo: informe se o evento é do tipo Sintético (agrupador) ou Analítico (eventos utilizados nos cálculos);
Ativo: informe se o evento está ativo ou inativo;
Nível Sintético: informe o código de um evento sintético, em qual agrupamento o evento deverá aparecer;
Rubrica TRCT: informe a rubrica que será utilizada para a emissão do Termo de Rescisão de Contrato.
3. Na aba Incidências, informe as incidências de impostos que deverão ser consideradas para o evento, de acordo com a natureza do mesmo (Provento, Desconto ou Especial), assim como a Incidência eSocial:
Observação: As incidências consideram para o INSS, IRRF e FGTS o valor para cálculo normal, de 13º, de férias e indenizado (quando o valor é indenizado em uma rescisão), RAIS e outras.
Lembrando que o mesmo evento não pode possuir mais de uma incidência do mesmo tipo, exemplo: INSS Normal e INSS Férias.
4. Na aba Preferências, realize as seguintes configurações:
Recalcular: informe se o sistema recalculará automaticamente as referências 1, 2 ou valor. Exemplo: No lançamento de Hora Extra, a referência 1 é um campo digitado pelo usuário, dessa forma não pode ser recalculado.
Férias: informe apenas se o evento for referente ao processo de férias;
- Bipartir Valor: informe para que o sistema biparta o valor do evento proporcionalmente as férias lançadas;
- Bipartir Referência 1: esta configuração só poderá ser alterada se a configuração do evento estiver marcada para bipartir valor. Se o evento for bipartido será possível bipartir a referência 1 ou não. Se a referência 1 não for bipartida, a mesma será replicada para a competência anterior;
- Bipartir Referência 2: esta configuração só poderá ser alterada se a configuração do evento estiver marcada para bipartir valor. Se o evento for bipartido será possível bipartir a referência 2 ou não. Se a referência 2 não for bipartida, a mesma será replicada para a competência anterior;
Importante: O evento de IRRF não pode ser bipartido.
Rateio:
- Rateia Evento: informe se o evento será rateado, caso a filial trabalhe com esse conceito;
- Considera para base de rateio: Esse parâmetro só estará habilitado se a natureza do evento for Provento ou Especial. Ao marcar está opção, o usuário estará determinando que o valor do evento será considerado na soma para a base da distribuição gerencial;
- Usa eventos distintos para rateio: Ao marcar este parâmetro, poderá ser configurado os eventos que serão considerados para que o sistema calcule a base de distribuição proporcionalmente (esta configuração deverá ser realizada por um consultor).
Médias: informe se o evento será considerado para cálculo de médias, podendo ser Férias, Aviso Prévio, 13º Salário e Salário Maternidade Variável;
Evento de Comissão: Se esta opção estiver marcada, o evento não será valorizado no cálculo das médias;
Identificação: informe se o evento é calculado através do seu Valor ou Quantidade (exemplo: Horas Extras). Esses eventos serão valorizados para o cálculo das médias;
Características / Totalizador: informe para evento Especial, utilizado para cálculos de impostos e nas integrações;
Lança automaticamente: informe se o evento será incluído automaticamente;
Elimina automaticamente: informe se o sistema eliminará automaticamente todos os lançamentos do evento/processo/data/colaborador selecionado;
Grava valor com zero: informe esta opção para que o evento seja gravado com valor zerado;
Considera p/ líquido: marque esta opção para que o sistema considere o evento em questão para o cálculo líquido do colaborador no processo de recalculo e edição do lançamento do Líquido a Receber (utilizando a fórmulas de Cálculo do Colaborador com a opção Tipo 3);
Considera p/ líq.em relatório: o sistema irá considerar para líquido somente na impressão do relatório que utilizem a função de Cálculo do Colaborador com a opção Tipo 3;
Considera p/ complemento: informe se o evento será utilizado para os processos de Complementos;
Soma como provento: este parâmetro só ficará habilitado para os eventos cuja a natureza seja Especial. O intuito desse evento é para a emissão de relatórios gerenciais, fazendo com que o evento considere as incidências para aumentar a base;
Soma como desconto: este parâmetro só ficará habilitado para os eventos cuja a natureza seja Especial. O intuito desse evento é para a emissão de relatórios gerenciais, fazendo com que o evento considere as incidências para diminuir a base;
Exibe em relatório: marque este parâmetro para eventos especiais que devem ser listados em relatórios de Folha de Pagamento e Recibos.
5. Na aba Identificação, realize as seguintes configurações:
Ident. Do Evento / Salário ou Não Informado: será utilizado para que o sistema faça determinados cálculos/consultas. Utilize a opção 'Salário' para eventos referentes a Salário Mensal, Salário Hora, Saldo de Salário, Salário Família;
Tipo de Referência: informe de que maneira o campo Referência será informado no momento do lançamentos. Para maiores detalhes acesso o artigo 'Tipo de Referência';
Evento para contrapartida em Rescisão: esta informação é utilizada na execução do processo de rescisão. Ao executar uma rescisão que o colaborador possua lançamentos futuros, o evento informado neste campo é exibido como Evento Destino na rescisão, na tela de lançamentos futuros;
Descrição Auxiliar: informe uma descrição auxiliar para entendimento do evento.
6. Na aba Fórmulas / Integração / Proj. & C.C, realize as seguintes configurações:
Fórmulas: é permitido atribuir três fórmulas no evento, sendo:
- Referência 1: vincule uma fórmula relacionada a quantidade que será considerada no cálculo do evento;
- Referência 2: vincule uma fórmula para a referência 2, a fórmula neste campo refere-se ao valor individual da quantidade informada na referência 1;
- Valor: informe uma fórmula para apurar o valor do evento;
Fator de Valorização: informe o fator de valorização do evento, como por exemplo, horas extras 50% (deverá ser informado 50 neste campo);
Acréscimo: informe se o evento sofre acréscimo sobre o fator de valorização;
Integração: tem a função de fazer o vinculo do evento com a ação de integração;
- Ação: informe o código de ação, cujo tipo de ação obrigatoriamente deve ser Folha;
- Classe Financeira: informe a classe financeira correspondente ao evento;
Projeto e Centro de Custo: pode ser informado um centro de custo e projeto padrão que serão gravados nos lançamentos que utilizarem este evento, independente do centro de custo e projeto que estiverem informados no cadastro do colaborador.
7. Na aba Grupo, vincule aos grupos que o evento fará parte;
8. Na aba Histórico, serão apresentados os históricos de alterações das configurações do evento. O histórico é criado automaticamente ao realizar certas alterações no cadastro do evento.
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