Incidente
No módulo Carteira de Recebíveis, ao tentar baixar uma parcela em atraso, os valores e multa e mora não são calculados.
Causa
Este incidente ocorre, pois não foram configuradas taxas para Mora e Multa de atraso nos parâmetros do contrato ou o contrato possui carência de atraso configurada que contempla o período da baixa.
Solução
Para que a multa e a mora sejam calculadas, realize os passos a seguir:
1. Acesse o módulo Carteira de Recebíveis / Contratos;
2. Na aba Contrato, selecione o contrato e clique no botão Editar / Alterar um Contrato;
3. Na aba Parâmetros, sub aba Gerais, informe as taxas a serem calculadas nos campos Mora (Atraso) e Multa (Atraso);
4. Escolha o tipo de cálculo de mora nos campos Tipo Cálculo Mora e Tipo do Cálculo de Mora:
5. No quadro Baixa de Parcelas, no campo Carência de Atraso, informe a quantidade de carência que deve ser considera, caso haja carência;
6. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.
Comentários
3 comentários
Ja posso deixar default esses campos? Se eu quiser que ja venha cadastrada um valor de multa e juros ja existe essa configuracao?
Oi Débora! O nosso time está com o ticket 200754 para verificar 🙌
Abraços!
Carteira de Recebíveis - Como cadastrar os parâmetros padrões para a inclusão de vários contratos em um empreendimento.
Como cadastrar contratos utilizando os parâmetros padrões do empreendimento.
Caso hajam Contratos que já estão cadastrados no Carteira de Recebíveis com os valores de multa e mora incorretos, é possível alterar o valor de multa e mora dos Contratos em massa, conforme orientações do artigo: Como alterar vários contratos de uma única vez.
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