Incidente
No módulo Nota Fiscal Eletrônica, ao processar uma Nota Fiscal, ocorre a rejeição: Informado NCM inexistente.
Causa
Esta mensagem de rejeição é apresentada pois o NCM utilizado no item é inválido para SEFAZ.
Solução
Para que a mensagem de rejeição não seja apresentada, realize os passos a seguir:
- No módulo Materiais, acesse Grupos/Itens;
- Filtre o item em questão e clique em Editar;
- Clique na aba Tributação, altere o campo Código N.C.M. para um NCM válido, e clique em OK para salvar a alteração;
- Acesse Mega Fiscal / Faturamento / Emitir nota fiscal;
- Filtre a nota desejada, atualize a mesma redigitando a aplicação do item e clique em OK para salvar a nota;
- Gere novo XML de envio;
Atenção! A partir de 01/04/2022 entra em vigor a NT 2016_003 v3.00 que divulga nova tabela de NCMs. Por este motivo NCMs que eram utilizados anteriormente à esta data podem ser invalidados e apresentar essa rejeição.
Comentários
5 comentários
O site indicado não funciona ao informar o capítulo, pois não fornece opção para continuar. Ao consultar na internet, o artigo escrito pela #Oobj indica o site:
nele é possível identificar quais NCM's podem ser usados.
Outra fonte de referência:
Além disso existe a tabela de NCM no Portal do Projeto NFe
Obrigada pela dica Anderson .
Seu comentário ficará fixo na Base de Conhecimento para quem quiser consultar.
Sugestão de melhoria no cadastro de NCM para quem sabe evitar esse tipo de rejeição
Bom dia Luciana Delfino de Lima, como vai?
Verifiquei internamente que você já está tratando sobre esse assunto através do ticket 558905, peço a gentileza de dar continuidade por lá.
Abraços!
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