Dúvida
Como o ERP Mega trata as configurações de Impostos recuperados?
Solução
A legislação tributária tem uma abrangência muito ampla aos impostos recuperáveis. Os impostos recuperáveis pelas empresas na atividade industrial são: IPI (Imposto sobre produtos industrializados) e o ICMS (imposto sobre operações relativas a circulação de mercadorias e sobre prestação de serviço de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação).
A emissão da nota fiscal determina em relação aos impostos recuperáveis duas posições fiscais: Créditos e débitos.
Os créditos são representados pelas entradas dos materiais adquirido pelas importações ou pelas devoluções dos produtos acabados efetuados pelo cliente. Essas operações geram créditos dos impostos respectivos.
Os débitos são conseqüência da escrituração contábil das saídas, provenientes das vendas realizadas aos clientes, ou dos materiais rejeitado pela produção e devolvido aos fornecedores, esse procedimento determinam os débitos dos impostos nas notas fiscais.
Indicamos o link Portal Tributário extraído do Site da Receita Federal onde tratam de questões sobre cálculos de IPI normal, recuperado (crédito, incidências, entre outros).
Atenção: Antes de realizar qualquer alteração no Mega, verifique com o Responsável Fiscal da organização o impacto que poderá causar nos lançamentos futuros. Para consultas e dúvidas relacionadas a conceitos tributários da sua empresa, orientamos a consulta aos Órgãos Estaduais e Federais competentes ou a busca a uma consultoria fiscal especializada.
Comentários
2 comentários
é gentileza atualizar o artigo ou pelo menos o link, pois o arquivo não foi encontrado (Erro 404).
Olá Eliane Oliveira Santiago, como vai?
Obrigada por interagir em nossa Base de Conhecimento.
Efetuamos a atualização do link do Portal Tributário no artigo.
😊
Por favor, entre para comentar.