Incidente
No módulo Materiais, ao tentar inserir um pedido de compra, é apresentada a mensagem: Não foi encontrado um CFOP XX para a aplicação XX.
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois a aplicação vinculada ao item não esta associada a um CFOP.
Solução
Para que a mensagem não seja apresentada ao tentar inserir um pedido de compra, realize os passos a seguir:
1. Verifique qual aplicação foi utilizada no lançamento do pedido de compra e anote;
2. No Mega Fiscal, clique em Tributos / Cadastros / Aplicação do produto;
3. Selecione a aplicação anotada no passo 1 e clique em Editar;
4. Na aba Geral, verifique o valor informado no campo Sufixo do CFOP;
5. Agora será necessário compor o prefixo do CFOP da seguinte forma:
- Se o fornecedor do Pedido de Compra, pertencer à mesma UF da organização, o prefixo será 1. ;
- Se o fornecedor do Pedido de Compra, pertencer à UF diferente da UF da organização, o prefixo será 2;
- Se o fornecedor for do exterior, o prefixo será 3;
Observação: Para verificar o UF dos agentes, verifique o cadastro do agente em questão e na aba Endereçamento, verifique a informação do campo Estado.
O CFOP será composto pelo Sufixo + Prefixo. O Sufixo será o código verificado pelo passo 4 e o prefixo será o código definido conforme instrução dos passos 5.
6. No Mega Fiscal, clique em Tributos / Cadastros / CFOP, localize e selecione o código do CFOP em questão e clique em Editar;
7. Na aba Tributação, em Aplicações Vinculadas ao CFOP, clique em Inserir;
7.1. No campo Aplicação, selecione a aplicação conforme o passo 1 e clique em Confirmar;
8. Clique em Confirmar para salvar a alteração do CFOP.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração verifique o impacto que poderá causar nos lançamentos futuros. Caso necessite configurar um novo CFOP / Aplicaçõ ou alterar o atual para realizar esta operação, solicite apoio de um consultor ou entre em contato com responsável pelo processo dentro da sua empresa.
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