Incidente
No módulo Contabilidade, ao emitir o balancete anual o saldo à crédito da conta de Clientes não bate com o saldo à débito da conta de Receitas Diferidas.
Causa
Este incidente ocorre, pois há lançamentos do CRMOV, de outros empreendimentos, contabilizando clientes em vez de transitória, que são de outros projetos.
Solução
Para que os saldos sejam iguais no comparativo da conta de clientes e receitas diferidas, realize os passos a seguir:
1. Acesse o módulo Contabilidade / Consulta Saldos;
2. Consulte o saldo das contas envolvidas na visão Mensal para o ano em questão;
3. Compare o mês que há à diferença e visualize os saldos na visão Diário;
4. Compare qual o dia que há à diferença e visualize os saldos na visão Razão;
5. Dê duplo clique no lançamento que identificou a diferença para visualizá-lo;
6. Na aba Edição, verifique qual o número do movimento financeiro integrado da Carteira de Recebíveis (CRMOV), no campo Documento;
7. Acesse o módulo Financeiro e procure o movimento financeiro pelo número do documento identificado no Passo 6;
8. Na aba Movimento à Vista, clique em Editar e verifique qual o projeto do lançamento;
9. Acesse o módulo Global / Cadastros / Projetos;
10. Localize o projeto identificado no Passo 8 e clique em Editar;
11. Na aba Contas Contábeis, verifique a conta contábil vinculada ao Tipo Conta CRT01 e altere para conta transitória do empreendimento envolvido;
Observação: A organização que possui mais de um empreendimento, pode-se contabilizar todas as movimentações em uma única conta transitória, mas o balancete seria necessário emitir por projeto, ou ter uma conta transitória para cada empreendimento e vinculá-la em cada respectivo projeto.
12. Recontabilize o período da diferença com o tipo de ação CRMOV.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, verifique com o responsável pelo setor.
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