Incidente
No módulo Nota Fiscal Eletrônica, ao gerar uma NF-e, é apresentada a mensagem: Rejeição: CST incompatível na operação com Não Contribuinte.
Causa
Essa mensagem de rejeição é apresentada, pois o item da nota fiscal eletrônica esta utilizando um CST de ICMS B diferente dos CST's permitidos para a operação.
Solução
Os CSTs de ICMS B permitidos para a operação, são:
- 00 - Tributada integralmente
- 20 - Com redução da Base de Cálculo
- 40 - Isenta
- 41 - Não tributada
- 60 - ICMS cobrado anteriormente por ST
Para alterar o CST ICMS B utilizado na Nota Fiscal Eletrônica, realize os passos a seguir:
-
Acesse Distribuição / Faturamento / Emissão (NF);
-
Pesquise a nota que apresenta a rejeição, na aba Itens selecione o(s) item(ns) a ser(em) alterado(s);
-
Na aba Edição, clique em Editar;
-
No Campo ICMS CST A/B clique em Lockup (...) e selecione o CST de ICMS B correto para a operação e que esteja entre CSTs permitidos para essa operação;
-
Clique em OK para gravar as alterações.
Observação: deve ser gerado novo xml de envio para a nota no módulo de Nota Fiscal Eletrônic,a para isso consulte o artigo: Nota Fiscal Eletrônica - Como gerar um novo XML de envio de lote.
Importante: A regra de ICMS também pode ser alterada, para que o CST correto seja incluído automaticamente na nota, para isso consulte o artigo: ICMS - Como configurar o sistema para cálculo de ICMS
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração verifique o impacto que poderá causar nos lançamentos futuros. Caso necessite configurar um novo código de ação para realizar esta operação/ processo, entre em contato com um consultor.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.