Dúvida
Quais são as validações feitas para que seja possível emitir boletos via API utilizando o método ObterBoleto2Via, no Portal de Clientes?
Solução
Para realizar a validação das parametrizações utilizadas para que seja possível emitir boletos via API utilizando o método ObterBoleto2Via, realize os passos a seguir:
1. Verifique se é possível emitir boleto para a parcela do contrato no Portal de Clientes:
1.1. Acesse o Portal de Clientes com o perfil Operador;
1.2. No campo Pesquisa, pesquise pelo número do contrato;
1.3. Acesse Financeiro / Solicitação de 2ª via de boleto;
1.4. Localize o número da parcela em questão através da coluna Código;
1.5. Clique no símbolo do código de barras:
1.6. Clique no botão Boleto:
1.6.1. Se o boleto for apresentado em tela conforme print à seguir, significa que a emissão do boleto está correta através do Portal de Clientes para este contrato e parcela:
1.6.2. Se for apresentado alguma inconsistência ou o boleto não gerar, é necessário análise do suporte para entender o motivo de não emitir o boleto.
2. Verifique se a emissão de Boletos está liberada para Operadores:
2.1. Acesse o Portal de Clientes com o perfil Administrador;
2.2. Vá em Parâmetros / Parâmetros Gerais;
2.3. Na aba Boleto, se o parâmetro 'Solicitação de boletos para' estiver liberado para 'Operadores', significa que a solicitação de boletos está parametrizada para permitir a solicitação para usuários com perfil de Operador:
3. Verifique se existe restrição de Menu para solicitação de boletos para usuários com perfil de Cliente:
3.1. Acesse o Portal de Clientes com o perfil Administrador;
3.2. Vá em Configurações / Restrição de Menu;
3.3. Na aba Alterar Menu Padrão, no campo Selecione o Menu Padrão, selecione a opção Menu Padrão do Cliente;
3.4. Se o parâmetro 'Solicitação de 2ª via de boleto' estiver marcado, então não existe restrição de solicitação de boletos para usuários com perfil de clientes:
4. Verifique se o usuário do cliente possui Bloqueio para Emissão de Boletos:
4.1. Acesse o Portal de Clientes com o perfil Administrador;
4.2. Vá em Cadastros / Usuários;
4.3. Localize o usuário do cliente vinculado ao contrato em questão;
4.4. Clique em Editar:
4.5. Na aba Bloquear Contratos, se o check-box da coluna Bloquear Emissão de Boleto? estiver desmarcado para todos os contratos, então não existem bloqueios para o usuário deste cliente:
5. Verifique se existe Bloqueio de Emissão de Boletos à partir de XX parcelas em Atraso:
5.1. Acesse o Portal de Clientes com o perfil Administrador;
5.2. Vá em Parâmetros / Parâmetros Gerais;
5.3. Na aba Boleto, no quadro BLOQUEAR, verifique o parâmetro 'Emissão ou solicitação de todos os boletos para contrato com mais de XX parcela(s) em atraso'.
Observação: Este parâmetro vai influenciar na emissão de boletos, pois por exemplo, se estiver parametrizado para bloquear a emissão ou solicitação de todos os boletos para contrato com mais de 2 parcelas em atraso e o cliente possuir 2 ou mais parcela em atraso, a emissão ou solicitação do boleto será bloqueada.
6. Verifique se existe Bloqueio de Emissão de Boletos ou solicitação de boletos com parcelas atrasadas a mais de XX meses:
6.1. Acesse o Portal de Clientes com o perfil Administrador;
6.2. Vá em Parâmetros / Parâmetros Gerais;
6.3. Na aba Boleto, no quadro BLOQUEAR, verifique o parâmetro 'Emissão ou solicitação de boletos com parcelas atrasadas a mais de XX mês(es)'.
Observação: Este parâmetro vai influenciar na emissão de boletos, pois, por exemplo, se estiver parametrizado para bloquear a emissão ou solicitação de boletos com parcelas atrasadas a mais de 1 mês e a parcela em questão estiver com atraso de 1 mês ou mais, a emissão ou solicitação do boleto será bloqueada.
7. Verifique se existe permissão para emissão e solicitação de boletos para clientes no jurídico:
7.1. Acesse o Portal de Clientes com o perfil Administrador;
7.2. Vá em Parâmetros / Parâmetros Gerais;
7.3. Na aba Boleto, no quadro PERMITIR, verifique o parâmetro 'Emissão e solicitação de boletos para clientes no jurídico?'.
Observação: Se o parâmetro estiver marcado, os clientes que possuem contratos com ocorrência do tipo Cliente no Jurídico irão conseguir emitir e solicitar boletos.
Se o parâmetro estiver desmarcado, os clientes que possuem contratos com ocorrência do tipo Cliente no Jurídico não irão conseguir emitir e solicitar boletos.
8. Verifique se existe permissão para emissão e solicitação de boletos para clientes inadimplentes:
8.1. Acesse o Portal de Clientes com o perfil Administrador;
8.2. Vá em Parâmetros / Parâmetros Gerais;
8.3. Na aba Boleto, no quadro PERMITIR, verifique o parâmetro 'Emissão e solicitação de boletos para clientes inadimplentes?'.
Observação: Se o parâmetro estiver marcado, os clientes que possuem contratos com status Inadimplente irão conseguir emitir e solicitar boletos.
Se o parâmetro estiver desmarcado, os clientes que possuem contratos com status Inadimplente não irão conseguir emitir e solicitar boletos.
Comentários
2 comentários
Excelente artigo, muito bem construído.
Olá Victor Soares, como vai?
Que bom que gostou, ficamos felizes com seu feedback!
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