Dúvida
Qual é o motivo da diferença entre valor ao emitir boleto e o valor ao simular a baixa da parcela no MegaERP com vencimento na data de hoje, no Portal de Clientes?
Solução
Por conceito do sistema, estes valores não podem ser comparados por conta do conceitos de cálculo de correção que no Portal de Clientes é calculado até a data de envio e no MegaERP é calculado até a data de vencimento.
Para esclarecer como que acontece esta diferença, utilizaremos como exemplo uma parcela vencida em 29/04/2024 e com boleto solicitado em 30/04/2024.
Conceito do valor do Boleto no Portal de Clientes:
Primeiro, precisamos entender o que significa os status Solicitar Boleto e Emitir Boleto:
- Solicitar Boleto: É gerar a primeira via do boleto, gerando o nosso número o qual será mandado para o banco com a data de vencimento na data da solicitação do boleto, se solicitar hoje por exemplo, a data que vai no boleto (data de envio) para o banco é a data de hoje;
- Emitir Boleto: É gerar a segunda via com a data de hoje, só que a data do boleto que está no banco é a data em que foi gerada a primeira via, aquela de quando o boleto estava com o status Solicitar Boleto.
Conceito do valor da parcela calculado pelo MegaERP:
Quando existe a virada do mês no MegaERP, quando o contrato possui em sua série de parcelas índices de correção vigentes, se virou mês, o valor a pagar será diferente pois incidirá sobre a parcela uma nova correção.
Por exemplo esta parcela, declarando a data de baixa em 30/04/2024 (sem a virada do mês) a correção é:
Virou o mês, a correção é alterada (o mesmo valor de correção é considerado simulando a baixa até o final do mês, levando em consideração que só será considerada nova cotação quando vira o mês):
Motivo da diferença entre o valor do Portal de Clientes e o MegaERP:
No MegaERP, ao simular a baixa em 13/05/2024 por exemplo, o cálculo da correção soma a correção de 04/2024 + a correção de 05/2024:
Só que no Portal de Clientes, o boleto está como Emitir Boleto, sendo que quando ele foi solicitado em 30/04/2024 (quando o status era Solicitar Boleto), ainda não tinha virado o mês 05/2024 pois foi solicitado e enviado a banco, em 30/04/2024, por isso que o valor no Portal de Clientes não fica igual ao valor do MegaERP, ficando menor, pois o cálculo da correção feito pelo portal calcula a correção antes da virada do mês, deixando assim o valor do boleto menor.
Como deixar o boleto vencido com status Solicitar Boleto e permitir que os valores entre o MegaERP e o Portal sejam iguais:
Diante deste cenário, temos um parâmetro no Portal de Clientes que se encontra no caminho:
1. Acessar o Portal de Clientes como Administrador;
2. Acessar Parâmetros / Parâmetros Gerais;
3. Localizar na aba Boleto o parâmetro 'Corrigir os valores dos boletos após o vencimento':
O conceito deste parâmetro é explicado no artigo: Portal de Clientes - Qual é o conceito do parâmetro Corrigir os valores dos boletos após o vencimento.
Então, quando este parâmetro está marcado, isso faz com que o valor apresentado no Portal de Clientes quando se emite o boleto seja o valor da parcela com o valor atualizado de acordo com a data de envio do boleto, ou seja, a data em que o boleto foi solicitado e enviado a banco e ainda que ele seja emitido hoje, o cálculo da correção será apresentado em tela ao emitir boleto com a correção calculada na data de envio somando a atualização da multa e juros de mora e isso faz com que o valor entre o portal e o MegaERP fiquem diferentes.
Enquanto o portal calcula desta forma, o MegaERP calcula diferente, sendo que a correção é de acordo com a data de vencimento, por exemplo, na correção da parcela é considerado o índice de 04/2024 somando o índice de 05/2024 (isso no Portal de Clientes seria como se solicitasse o boleto hoje):
Já no Portal de Clientes, emitindo a parcela na mesma data, a correção é diferente pois, a correção foi calculada somente até a data de envio e este envio foi em 04/2024, o qual calculou e mandou pro banco somente a correção de 04/2024, então os valores ficam diferentes entre o MegaERP e o Portal de Clientes por conta deste parâmetro.
Caso a empresa opte por desmarcar este parâmetro 'Corrigir os valores dos boletos após o vencimento?' no Portal de Clientes, após o vencimento as parcelas ficarão novamente com o status de Solicitar Boleto, permitindo assim definir a data de vencimento do boleto sendo a data de hoje e quando for comparar a baixa da parcela com vencimento hoje entre o Portal de Clientes e o MegaERP, os valores irão bater.
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