Dúvida
Qual é o conceito de cada status de boletos ao solicitar a segunda via, no Portal de Clientes?
Solução
Os conceitos de cada status dos boletos são:
- Solicitar Boleto: Este status é apresentado quando é para gerar a primeira via do boleto, gerando o nosso número o qual será mandado para o banco com a data de vencimento na data da solicitação do boleto, se solicitar hoje por exemplo, a data que vai no boleto (data de envio) para o banco é a data de hoje;
- Emitir Boleto: Este status é apresentado quando é para gerar a segunda via com a data de hoje, só que a data do boleto que está no banco é a data em que foi gerada a primeira via, aquela de quando o boleto estava com o status Solicitar Boleto;
- Em processamento: Este status é apresentado quando o boleto está pendente de retorno do banco com ocorrência 02 - Transmissão Aceita para que o cliente possa realizar o pagamento.
Estes status podem ser influenciado por um parâmetro, para verificá-lo, realize os passos a seguir:
1. Acesso o Portal de Clientes com usuário Administrador;
2. Vá em Parâmetros / Parâmetros Gerais;
3. Verifique o parâmetro 'Emitir boleto de 2ª via registrada somente quando houver confirmação de título pelo banco?':
3.1. Se o parâmetro estiver marcado, o boleto Transmitido ao banco fica com status Em processamento até que seja processado no Mega ERP o arquivo de retorno com a confirmação de entrada, ou seja, com ocorrência 02 - Transmissão Aceita, este retorno deverá ser processado no Office Banking e depois, no Carteira de recebíveis.
3.2. Se o parâmetro estiver desmarcado, o boleto Transmitido ao banco fica com status Emitir Boleto, que é quando ele só gerou a remessa para o banco.
Observação: Como este parâmetro permite a emissão do boleto sem a confirmação de entrada do banco, podem ocorrer casos onde o cliente emita o boleto pelo Portal de Clientes, tente pagar no banco e não consiga pois o banco ainda não reconheceu este título, ou seja, o título ainda está sem ocorrência 02 - Transmissão Aceita para este título no momento do pagamento.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.