Incidente
No módulo Combustíveis, ao emitir uma nota fiscal eletrônica, é apresentada a mensagem de rejeição: Rejeição/Falha no processamento: Erro ao enviar dados:
"An error occurred while making the HTTP request to https://nfe.sefaz.XX.gov.br/nfe/services/NFeAutorizacao4. This could be due to the fact that the server certificate is not configured properly with HTTP.SYS in the HTTPS case. This could also be caused by a mismatch of the security binding between the client and the server.".
Causa
Essa rejeição ocorre devido a problemas na configuração de segurança SSL/TLS entre o cliente e o servidor da SEFAZ. Esses problemas podem incluir certificados incorretos ou ausentes.
Solução
Para resolver essa rejeição, siga os passos abaixo para verificar e, se necessário, corrigir a configuração do certificado:
1- Verificar o Certificado do Servidor da SEFAZ:
1.1 Acesse o OptSolution>Unidades Federativas. Localize o estado que está gerando a rejeição e anote o código do autorizador;
1.2 Acesse Autorizadores de NF-e no OptSolution, localize o autorizador correspondente ao código anotado e abra o cadastro. Copie o endereço da URL de recepção em lote;
1.3 Abra um navegador e cole o endereço da URL copiada. Clique em "Exibir informações do site" (ao lado do endereço no navegador) e, em seguida, selecione "Detalhes do Certificado";
1.4 Na janela que abrir, vá até a aba "Detalhes" e anote as informações sobre a Autoridade Certificadora e os Campos do Certificado;
2- Verificar Certificados Instalados no Windows (Na máquina e no usuário):
Para garantir que o certificado da SEFAZ esteja corretamente instalado no sistema:
Na máquina: Acesse Gerenciar Certificados de Computador no Windows:
No menu do Windows, pesquise por "Gerenciar Certificados de Computador".
Navegue até Autoridades de Certificação e verifique se os certificados correspondentes estão instalados.
Compare com as informações anotadas na etapa anterior.
No usuário: Acesse Gerenciar Certificados de Usuário no Windows:
No menu do Windows, pesquise por "Gerenciar Certificados de Usuário".
Navegue até Autoridades de Certificação e verifique se os certificados da SEFAZ estão presentes na lista.
Compare com as informações anotadas na etapa anterior.
2.1- Caso os certificados não estejam instalados ou inválidos, faça o download dos mesmos no site da autoridade responsável e prossiga com a instalação.
3 - Após realizar a instalação do certificado, reinicie o serviço do OptSolution:
No menu do Windows, pesquise por "Serviços" e localize o serviço do OptSolution.
Clique com o botão direito e selecione "Reiniciar".
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