Dúvida
Como alterar a data de admissão do colaborador após enviar o S-2200, no módulo Administração de Pessoal?
Solução
Para alterar a data de admissão do colaborador após enviar o S-2200, realize os passos a seguir:
1. No módulo Administração de Pessoal, acesse o menu eSocial / Consulta Pendências e filtre o colaborador;
1.1. Valide qual(is) leiaute(s) foram enviados e estão aceitos no portal do eSocial, como por exemplo: S-2200, S-2300, S-2205, S-2206, S-2306, S-2298, S-2240;
Observação: o(s) evento(s) de SST deve(m) ser excluído(s) direto no módulo de origem ou pelo prestador de serviços que faz o envio dos arquivos.
2. Realize o processo de exclusão colaboradores, no menu eSocial / Colaboradores / Exclusão de Colaborador;
2.1. Informe o código da Empresa, Tipo de Colaborador, o cadastro do Colaborador e clique em Carregar:
2.2. Selecione o cadastro e clique em Processar:
2.3. Confirme que deseja continuar:
3. Acesse eSocial / Consulta Pendências e envie o leiaute S-3000 e aguarde o mesmo ser aceito;
4. Acesse Colaboradores / Ficha Cadastral / Empregados, selecione o contrato e altere a data de admissão do colaborador para data correta;
5. Acesse Colaboradores / Históricos / Categoria eSocial, selecione o contrato e altere a categoria eSocial do colaborador e a data de admissão;
Observação: Quando realizado o processo de Exclusão de Colaboradores, citado no passo 1, a Categoria eSocial do colaborador é alterada automaticamente para 9999 - Não de aplica.
6. Acesse eSocial / Colaboradores / Fechamento da Admissão, efetue o filtro, selecione o contrato e processe o leiaute S-2200;
7. Acesse eSocial / Gerar Não Periódicos, efetue o filtro desejado e processe o leiaute S-2200;
8. Acesse eSocial / Consulta Pendências, monitore o envio do leiaute S-2200 até ser aceito.
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