Dúvida
Qual a diferença entre os motivos Devolução, Cessão de Direitos e Transferência ao distratar um contrato, no módulo Carteira de Recebíveis?
Solução
O motivo definirá que levou o contrato ao distrato, e também o status que o contrato vai assumir após a aprovação do distrato, segue o conceito:
Devolução
Utilizado quando há o desligamento do cliente, ou seja, o cliente devolve a unidade à empresa. Nestes casos, o procedimento é somente efetivar o distrato.
Após aprovação do distrato, o contrato assumirá o status Distratado:
Cessão de Direitos
Utilizado quando há transferência entre proprietários. É importante ressaltar que a devolução dos valores para este tipo de operação se dará através de carta de crédito, para isso é necessário cadastrar as condições de pagamento com o tipo de receita como 'Carta de Crédito'. Após a aprovação do distrato, será criada uma carta de crédito no valor total da devolução. Lembre-se que ela deve estar no nome do novo proprietário e assim estar disponível para utilização no novo contrato.
No lançamento do novo contrato, com as novas condições de pagamento do novo proprietário, o valor de devolução deverá ser informado como Tipo de Receita 'Carta de Crédito':
É necessário vincular o novo proprietário da carta de crédito no campo Cliente. Observe que o valor distratado refere-se ao valor da nova Carta de Crédito.
Após aprovação do distrato, o contrato assumirá o status Cessão de Direitos:
Transferência
Utilizado quando há transferência entre as unidades dos empreendimentos e/ou blocos existentes. É importante lembrar que os valores já pagos devem ser transferidos para o novo contrato através de carta de crédito. Para isso é necessário criar uma condição de pagamento com o valor total de devolução com o tipo de receita como 'Carta de Crédito'.
Após a aprovação do distrato, será criada uma carta de crédito no valor total da devolução.
É necessário vincular o novo proprietário da carta de crédito no campo Cliente. Observe que o valor distratado refere-se ao valor da nova Carta de Crédito.
Observação: Caso haja transferência de unidade de filial diferente, é preciso fazer a exportação para o Financeiro, pois o mesmo deverá fazer a saída do dinheiro da filial atual e entrada da nova filial.
Após aprovação do distrato, o contrato assumirá o status Transferido:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.