Dúvida
Como cadastrar e configurar um perfil de alçada no Approvo?
Solução
O Approvo centraliza todas as aprovações de pedidos, mapas de cotação, medição de contratos de empreiteiros, aprovações de AP, aditivos e adiantamentos. Portanto, é importante definir previamente os parâmetros de cada perfil, pois se relacionam com a sequência dessas operações.
Desenvolvemos também um material completo na modalidade EAD com o assunto deste artigo. Para acessar esse treinamento, acesse a Universidade Mega.
Veja neste artigo como:
1. Cadastre um novo perfil de alçada
2. Defina os tipos de documentos
3. Configure as regras de aprovações
5. Defina os Grupos de estoque
1. Cadastre um novo perfil de alçada
1.1 No Approvo, acesse Menu, Configuração, Perfil de Alçada;
1.2 Clique no botão Novo;
1.3 Preencha os campos Descrição, Observações e defina se o solicitante será notificado quando o documento for aprovado (após a última aprovação) e/ou quando o documento for reprovado.
Importante! As opções para notificar o solicitante estarão disponíveis a partir das versões 4.81.08.4 e 4.82.01.3.
1.4 Clique no botão Salvar.
2. Defina os tipos de documentos
Para os tipos de documento Distribuição - Pedido de Venda e Administração de Obras – Solicitação de Obra continue esse passo a passo nos artigos a seguir:
- Como configurar um perfil de alçada para aprovação de Pedidos de Venda
- Como configurar um perfil de alçada para aprovação de Solicitações de Obras
2.1 No perfil de alçada que acabou de criar, clique em Visualizar:
2.2 Clique em Tipos de documentos;
2.3 Vincule o(s) tipo(s) de documento à regra escolhida, sendo possível selecionar vários tipos de documentos em uma mesma regra;
2.4 Clique no botão Confirmar para salvar as alterações.
3. Configurar regras de aprovações
3.1 Nos Detalhes do Perfil de Alçada, clique no botão Vigências;
3.2 Clique em Novo e informe a data que deve ser considerado a regra para este perfil;
3.3 Clique em Salvar;
Atenção! Ao cadastrar a vigência, a coluna Status permanece com a informação "Cadastro Pendente". Após as configurações, esse status é atualizado automaticamente.
3.4 Clique no botão Regras de alçada ;
3.5 Clique em Criar Nova;
3.6 Se desejar, clique no título para alterar o nome da sua regra;
3.7 Clique na regra desejada para expandir as regras de aprovação;
3.8 Adicione as Classes Financeiras, Centros de Custo e os Projetos em suas respectivas abas;
Dica! É possível editar uma regra de aprovação e incluir projetos, centros de custos e classes. Acesse o artigo para saber mais sobre a Facilidade na manutenção das regras de aprovação.
Observação: você pode criar uma única regra geral para sua empresa, neste caso, não vincule classe financeira, centro de custo e/ou projeto.
3.9 Clique na aba Aprovadores e adicione as faixas de valores e os respectivos aprovadores;
Exemplo de configuração de aprovadores:
Importante! Enquanto o aprovador definido como 1 (um) não aprovar o documento, o mesmo não será liberado para os próximos usuários.
3.10 Ative a regra através do botão ;
Observação: caso queira criar uma nova regra clique novamente em Criar nova. Para te ajudar, o Approvo copia todos os dados da regra já criada, inclusive os aprovadores que forem vinculados.
3.11 Volte para a tela de Vigências;
3.12 Ative a vigência clicando em editar vigência .
Importante! Após a ativação da vigência não é possível alterar o número de aprovadores necessários, sendo possível apenas incluir ou excluir aprovadores dentro de cada ordem, ou seja, realizar alterações que não impactem no fluxo dos documentos em aprovação. Para realizar este tipo de alteração é necessário inativar a vigência (possível quando não existe documento em aprovação) ou criar uma nova vigência.
Atenção! O Approvo segue a mesma regra de segurança do ERP Mega, referente as restrições de acesso a Centro de Custo, Projetos, Filial e Classe Financeira.
4. Defina as Filiais
4.1 Entre em menu, Configuração, Perfil de Alçada e selecione uma alçada;
4.2 Clique na lupa e em seguida em Filiais;
4.3 Selecione as filiais que deseja vincular à alçada escolhida;
4.4 Clique no botão Confirmar para salvar as alterações.
5. Defina os Grupos de estoque
A definição de grupo de estoque é necessária para aprovação dos seguintes documentos:
- Contratos de Empreiteiros;
- Aditivos de Empreiteiros;
- Medições de Empreiteiros;
- Mapas de Cotações;
- Pedidos de Compras.
5.1 Entre no menu Configuração, Perfil de Alçada e selecione uma alçada;
5.2 Clique na lupa e em seguida em Grupos de estoque;
5.3 Vincule os Grupos de estoque à alçada escolhida;
5.4 Clique no botão Confirmar para salvar as alterações.
Importante: Após configurar as regras de aprovação no Approvo, os documentos em aprovação nas rotinas padrões do Mega ERP serão migrados automaticamente para o Approvo ao realizar as seguintes operações:
1. Ativar vigência do perfil de alçada;
2. Adicionar filiais em perfil de alçada que possua vigência ativa;
3. Adicionar tipo de documento em perfil de alçada que possua vigência ativa.
Veja também:
Approvo - Como configurar os parâmetros de alçada
Approvo - Como configurar o Mega ERP para reaprovar uma Autorização de Pagamento quando alterada
Approvo - Como configurar o Mega ERP para reaprovar um Pedido de Compras quando alterado
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.