Dúvida
Como realizar a atualização do ECD 2018 e importar o serviço?
Solução
Atenção! Estes procedimentos devem ser realizados apenas para clientes a partir da versão 4.80.01 e Planier.
Se você é um cliente com o Mega no ambiente Cloud, solicite para que o seu Canal de Atendimento realize a atualização do arquivo na sua base.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para atualizar e importar o ECD, você deve :
1. Atualizar o Mega ECD;
2. Atualizar o Integrador;
3. Importar o Serviço (layout 6);
4. Atualizar o formato Plano_Conta_ContaReferencial_ECD_XI.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
1. Como atualizar o pacote Mega Sped Contabil
1.1 Finalize o MegaConnectionManager (server) para iniciar a atualização;
Atenção! Esta ação irá desconectar todos os usuários.
1.1.1 Clique duas vezes no executável MegaSpedContabil.exe e após, clique em avançar:
1.2 Crie uma NOVA pasta em seu diretório e selecione-a para instalar o módulo Sped Contábil. Clique em Avançar:
1.3 Informe a Base de Dados e senha do System e Sys, clique em avançar:
1.4 Selecione todas as opções da tela de Pré-Requisitos e clique em OK:
1.5 Para a execução dos Scripts, informe a senha do usuário System e clique em OK:
Observação: Em caso de dúvidas sobre a senha do usuário System entre em contato com seu TI ou DBA.
1.6 Na tela de registro clique em OK para prosseguir:
1.6 Informe novamente a senha do usuário System e clique em OK;
1.7 Informe a senha do SYS e clique em OK;
Observação: Em caso de dúvidas sobre a senha do usuário Sys entre em contato com seu TI ou DBA.
1.8 Clique na opção Mover e Substituir e selecione a opção Fazer isso para os próximos conflitos;
1.9 Clique em Concluir para finalizar a Atualização;
1.10 Abra o diretório escolhido no passo 1.2 e copie a pasta MegaSpedContabil na pasta oficial do Mega.
2. Para atualizar o Integrador, realize os passos a seguir:
2.1 No Servidor de aplicação, realize o download do arquivo correspondente a sua versão, disponibilizado no artigo ECD 2018 - Novo pacote de atualização.
2.2 No local onde o arquivo foi salvo, Clique duas vezes no executável IntegradorMagneticos_Planier_XX.exe e após, clique em avançar::
2.3 Feche o ERP Mega e clique duas vezes no arquivo extraído e na tela do Assistente de Atualização clique em Avançar:
2.4 Crie uma NOVA pasta em seu diretório e selecione-a para instalar o Integrador.
Clique em Avançar:
2.5 Caso seja apresentada a mensagem que a pasta já existe, clique na opção Sim para continuar;
2.6 Desmarque a opção 'Integração com sistema Hospitalar WPD' e clique em Avançar:
2.7 Para iniciar a atualização, clique no botão Atualizar;
2.8 Informe o nome da Base Dados, a Porta e clique em Avançar:
Observação: Em caso de dúvidas sobre o nome da sua Base de Dados entre em contato com seu TI ou DBA.
2.9 Selecione todas as opções da tela de Pré-Requisitos e clique em OK:
2.10 Para a execução dos Scripts, informe a senha do usuário System e clique em OK:
Observação: Em caso de dúvidas sobre a senha do usuário System entre em contato com seu TI ou DBA.
2.11 Na tela de registro clique em OK para prosseguir:
2.12 Informe novamente a senha do usuário System e clique em OK;
2.13 Informe a senha do SYS e clique em OK;
Observação: Em caso de dúvidas sobre a senha do usuário Sys entre em contato com seu TI ou DBA.
2.14 Clique na opção Mover e Substituir e selecione a opção Fazer isso para os próximos conflitos;
2.15 Clique em Concluir para finalizar a Atualização;
2.16 Abra o diretório escolhido no passo 2.4 e copie o Integrador na pasta oficial do Mega.
Atenção! Após finalizar a atualização, os serviços estarão disponíveis na pasta da versão .../ServersImportacaoMGI e deverão ser importados no módulo Arquivos Magnéticos.
3. Para importar o serviço no módulo Magnéticos, realize os passos a seguir:
3.1 Selecione o arquivo ECD layout 6.MGI e insira na pasta raiz do Mega, em Servers\ImportaçãoMGI;
3.2 Inicie o MegaConnectionManager.exe e realize o login no MegaERP;
3.3 Abra o módulo Arquivos Magnéticos e clique em Importar no canto inferior esquerdo:
3.4 Clique em Importar Serviço:
3.5 Clique para abrir o arquivo, para isso, aperte no local informado:
Selecione o arquivo ECD layout 6.MGI e clique em Abrir;
3.6 Aguarde o término da importação e execute o serviço importado.
4. Para atualizar o formato, realize os passos a seguir:
4.1 Descompacte o arquivo SpedContabil.zip (disponibilizado também no artigo principal do ECD).
4.2 Insira o formato na estrutura de formatos, dentro da pasta SpedContábil, conforme exemplo a seguir:
Após executar todo processo de atualização, acesse o artigo Como acessar o Mega ECD.
Dúvidas?
Deixe aqui o seu comentário ou entre em contato com o nosso Atendimento.
Veja também:
ECD 2018 - Novo pacote de atualização
ECD - Check list da configuração para emissão do arquivo
ECD - Como gerar os registro do Bloco K - Conglomerados Econômicos
Comentários
8 comentários
Olá
O passo 4 fala para inserir os arquivos na pasta SpedContabil, mas no meu servidor do Mega não há nenhuma pasta com esse nome. Pesquisei em C:\MegaERP\Formatos e pela pesquisa do Windows não retornou nenhum pasta com esse nome. 😞
O que faço?
Olá, como vai?
Dentro da pasta formatos, você pode criá-la.
Basta inserir uma nova pasta com o nome SpedContabil (sem acento).
Espero ter ajudado! Abraços.
Prezados,
Após fazer a instalação da maneira informada no artigo acima, o Mega Conection manager parou de funcionar.
Att,
Olá Igor, tudo bem? Conforme atendimento prestado pelo nosso time, orientamos o procedimento de cópia da nova pasta e já melhoramos o passo do artigo.
Obrigada pelo feedback!😊
Eu fiz a atualização hoje e nosso connection manager tambem não funciona mais.
Oi Gustavo, tudo bem contigo?
Este incidente ocorre, pois havia duplicidades no server do Sped dentro da pasta do Mega. Ao remover essas duplicidades de arquivos o erro deixou de ser apresentado.
Semana passada revisamos o artigo com o procedimento que evita a duplicidade durante a atualização.
De qualquer forma, acompanhei por aqui que o nosso time de Atendimento te atendeu prontamente.
Abraços! 😊
tive o mesmo problema com o connection manager! agora que vi que mais clientes que tiveram o mesmo problema.
o problema está no passo 2.4 onde você fala uma coisa mas mostra outra no print
Você está coberto de razão Jean 😞
Mudamos e ajustamos alguns itens do artigo e realmente naquele passo a imagem confundiu o processo.
Mas ainda bem que temos vocês, interagindo sempre com a nossa Base, não é mesmo?
Agradeço o apoio! Artigo ajustado!
Por favor, entre para comentar.