Dúvida
Como importar o arquivo CMF da CEF (Caixa Econômica Federal) no módulo Operações Financeiras?
Solução
Para importar o arquivo CMF enviado pela CEF, realize os passos a seguir:
Importante! A CEF disponibiliza o arquivo CMF que contém os valores de Terreno, FGTS, Subsídio e Financiamento, que serão importados para preencher a coluna Valor Efetivo do fluxo Previsto x Realizado do Associativo.
1. Cadastre o número contrato CEF
1.1 Verifique o arquivo recebido pela CEF para localizar o código de identificação correspondente ao cliente na coluna contrato:
1.2 Acesse o módulo Operações Financeiras / Processo Associativo;
1.3 Selecione o empreendimento e clique em Editar / Alterar Fluxo de Contratos;
1.4 Localize a coluna Num. Contrato CEF e insira o número do contrato que consta no arquivo recebido pela CEF:
1.5 Acesse a tela Processo Associativo / aba Demanda
1.6 Clique na barra lateral azul e, em seguida, clique em Previsto Realizado e preencha com os dados desejados para realizar o Fluxo.
1.7 Na tela de Fluxo Previsto x Realizado, aba Geral, clique na barra azul lateral e selecione Importação / Arquivo CMF
1.8 Leia as informações iniciais do "Assistente para importação de arquivo CMF para o Fluxo Previsto Realizado" e clique em Avançar;
1.9 Clique em Selecionar Arquivo de Dados e localize onde está salvo o arquivo recebido pela CEF:
1.10 Após a seleção, o arquivo é importado e lido pelo sistema. As informações são exibidas numa grid, sendo divididas em Número de Contrato CEF; Tipo (Terreno, FGTS, Subsídio ou Financiamento); Valor e Data de Lançamento.
1.11 Preencha o campo Data de Referência com a data da medição previamente cadastrada no sistema para a importação dos lançamentos.
Observação: você também pode filtrar os lançamentos por período através do campo "Considerar lançamentos entre”. Caso as duas datas sejam preenchidas, todos os lançamentos entre essas datas serão considerados. Nos casos onde apenas a data inicial foi preenchida, serão considerados apenas os lançamentos a partir da data inicial. Da mesma forma, se apenas a data final foi preenchida, serão considerados todos os lançamentos até a data final.
1.12 Ao clicar em Avançar, o sistema irá verificar novamente as informações do arquivo importado. Neste momento, ele apresentará os registros que serão importados e que não serão importados.
Observação: Ao listar os arquivos que não serão importados, o sistema apresenta o motivo da não importação.
1.13 Clique em Finalizar para realizar a importação dos registros.
Conceitos:
- Ao concluir o processo, os valores importados são apresentados na coluna “Efetivo” e a opção “Efet. Aprovada” já é marcada automaticamente para esses valores após a importação.
- Ao clicar na célula que contém um valor que foi importado, é apresentada uma mensagem informando que o valor foi importado e que, caso seja alterado, as baixas não serão realizadas da forma especificada no arquivo.
- Selecionando a célula que contém o valor importado, o sistema apresenta no rodapé da tela a composição do valor. Nos casos onde o valor é composto de mais de um tipo de receita, retornado no arquivo, esses valores são somados para serem apresentados na coluna “Efetivo”.
- Ao realizar a baixa de valores importados, a baixa respeitará os valores de cada receita especificada no arquivo.
- No caso de valores importados referentes a Terreno, a baixa será feita na parcela de FGTS.
Importante! Se o arquivo contiver valores específicos para FGTS, Subsídio e Financiamento, mas no Carteira existirem apenas parcelas de uma só receita, a baixa será realizada totalmente nessa receita.
Saiba mais sobre a novidade: Utilize o arquivo CMF para agilizar o seu dia a dia.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.