Dúvida
Quais os conceitos do Assistente para Criação de Cenários no módulo Controla?
Solução
Importante! Função disponível a partir da versão 4.81.07.
Antes de criar seus cenários, é necessário finalizar todos os cadastros e parametrizações do módulo Controla. Para te ajudar nessa missão, organizamos tudo o que você precisa saber no artigo Controla – Guia do Produto.
O cenário é um conjunto de filtros baseado nos planos de informações, períodos e módulos que serão utilizados para montar o fluxo de caixa. A montagem do cenário vai ditar as regras e definir as premissas para montagem dos fluxos de caixa disponibilizados no módulo.
Acesse o módulo Controla, menu Cenários e clique em Inserir. O Assistente para Criação de Cenários será aberto automaticamente para auxilia-lo na criação de cenários.
Confira os conceitos do Assistente para Criação de Cenários:
1. Criar cenário a partir de um modelo;
4. Atualização dos fluxos Previsto e/ou Realizado do Cenário;
15. Resumo das configurações do cenário;
1. Criação de cenário a partir de um modelo
Ao marcar a opção Sim, serão apresentados os cenários existentes para você escolher um como modelo. Todas as informações do cenário existente serão exibidas durante a criação deste novo cenário, podendo ser ajustadas no decorrer da criação desse novo cenário.
Caso opte por não partir de um modelo, selecione a opção Não. Neste caso, todos os campos serão apresentados em branco para preenchimento.
2. Informações do Cenário
Descrição: defina o nome do seu cenário;
Tipo de cenário: Selecione o tipo de cenário, previamente cadastrado.
Selecione o período desejado: período desejado para visualização dos fluxos.
- Intervalo de Datas: você pode selecionar algumas opções prontas que preencherão automaticamente a Data inicial e Data final, embora você possa preencher uma data específica diretamente nos campos Data inicial e Data final.
- Data para o Saldo: Será preenchido automaticamente com a data anterior (um dia antes) da data definida como Data Inicial para trazer o saldo bancário corretamente. Por exemplo: se você definiu a Data inicial em 01/01 e Data final em 31/01, a Data para o Saldo será preenchida com 31/12.
OBS.: Data para o Saldo, sempre será em D-1, pois a mesma, é usada como referência do saldo que servirá para a iniciação do saldo na Data Inicial. Não será editável.
Tipo de Fluxo: defina se o cenário trabalhará com o conceito de fluxo por caixa ou fluxo por competência.
- Fluxo por caixa: nessa opção você terá acesso aos fluxos previsto e realizado e, ao efetuar o pagamento do previsto, o valor passa automaticamente para o realizado.
Você precisará marcar quais módulos serão integrados no fluxo; - Fluxo por Competência: já nessa opção você definirá se a despesa será reconhecida simplesmente ao lançar o documento, com base na data de entrada do documento ou na data do orçamento, esteja o documento pago ou não. Neste caso, você não terá acesso ao fluxo previsto.
Neste configuração, é possível marcar se esse fluxo vai “Trazer medições de contratos de Empreiteiros”.
3. Parâmetros do Cenário
Fluxo Previsto: defina se títulos pagos/recebidos após a data inicial do cenário ainda serão considerados no fluxo previsto. Para isso marque ou desmarque o parâmetro "Considerar os títulos baixados".
Essa opção é utilizada quando há necessidade de comparar o Previsto x Realizado do período, para uma análise específica e gerencial, por exemplo: por padrão, temos títulos em aberto no Previsto e, ao pagar esse título, ele sai do Previsto e vai para o Realizado. Porém, ao marcar esse parâmetro, quando o título for pago ele continua indo para o Realizado, mas também se mantém no Previsto.
Fluxo Realizado: a princípio, quando realizamos um adiantamento a um fornecedor, ainda não temos um documento fiscal lançado. Posteriormente, ao receber o documento fiscal, é feita a compensação desse adiantamento no respectivo documento fiscal. Ao marcar o parâmetro "Mostrar descontos de adiantamentos a fornecedores", os documentos nos quais foram vinculados os adiantamentos irão aparecer como desconto de adiantamento no Fluxo Realizado.
Real Atualizado: campo utilizado para a correção monetária. Informe as datas para conversão e atualização. O sistema divide o valor nominal do título pela cotação da data de conversão e na sequência multiplica pelo índice na data de atualização para gerar a correção, utilizando as datas informadas nesse parâmetro.
Índices: você pode vincular índices previamente cadastrados para recebimentos ou pagamentos para realizar o processo de correção monetária em conjunto com o campo Real Atualizado;
2ª Moeda: é possível converter um fluxo para outra Moeda, por exemplo, tenho um Fluxo em dólar que preciso converter para INCC, ou IGPM;
Classes: defina se o cenário utilizará o plano de Classes Financeiras ou de Classes Gerenciais. Caso opte por Classes Gerenciais, o sistema habilita o campo Padrão, para você selecionar qual Plano Gerencial será utilizado como referência.
4. Atualização dos Fluxos Previsto e/ou Realizado do Cenário
Nessa opção marque qual ou quais fluxos você deseja que sejam atualizados automaticamente durante a atualização automática dos dados dos fluxos.
Caso você não marque essa opção, os dados ficarão "congelados" até que você faça uma atualização dentro do próprio fluxo previsto ou fluxo realizado.
5. Filtros
Nessa etapa você pode filtrar previamente quais classes financeiras, projetos, centros de custo e categorias serão apresentadas no cenário.
Para aplicar um filtro, basta marcar uma das opções, como por exemplo Classes financeiras, clicar em Selecionar as classes financeiras e em seguida selecionar quais informações deverão ser apresentadas.
6. Simulações
Função disponível apenas na versão Premium.
Nesta tela é possível vincular as simulações que farão parte do fluxo previsto.
As simulações devem ser previamente cadastradas para que você consiga seleciona-las durante a criação do cenário. Caso você ainda não tenha criado, não se preocupe: dê sequência na criação do cenário e, após criar as simulações, vincule-as no cenário desejado.
7. Contas Financeiras para compor o Saldo Inicial
Neste passo é possível selecionar as Contas Financeiras que vão compor o Saldo Inicial do cenário.
Serão apresentadas somente Contas Financeiras que estão ativas, vinculadas a esta filial e que possuem uma categoria vinculada ao cadastro do agente.
Considerar somente movimentação realizada das contas selecionadas: marque essa opção para considerar apenas os movimentos das contas financeiras selecionadas na composição do Saldo Inicial.
Se você marcou esse parâmetro, não esqueça de selecionar as contas financeiras, caso contrário, os fluxos não apresentarão dados de movimentação para compor o saldo inicial.
Considerar somente previsões de Contas a Pagar e Receber das contas selecionadas: marque essa opção para considerar apenas os valores de previsão das contas financeiras selecionadas, referente aos pedidos do módulo Administração de Materiais, previsões lançadas no Financeiro, etc.
Considerar movimentos de Transferências: marque essa opção caso queira considerar os movimentos de transferências entre contas realizadas dentro da mesma empresa.
Critério para compor o saldo Financeiro: escolha entre emissão, prorrogado e baixa;
Recomendamos você utilizar a opção Real/Prorrogado, pois a maioria dos relatórios se baseia no campo Prorrogado dos lançamentos.
Contas Financeiras: você pode selecionar quais contas financeiras serão apresentadas nos fluxos para compor o saldo de contas financeiras. Caso você não selecione contas financeiras, o saldo será apresentado com valor zerado.
Se você marcou o parâmetro "Considerar somente movimentação realizada das contas selecionadas", a seleção de contas financeiras atenderá aos dois objetivos: .
1º Apresentar a movimentação apenas das contas selecionadas;
2º Definir quais contas serão consideradas para o saldo de contas financeiras.
8. Contas a Pagar
Quais os tipos de títulos que deverão ser considerados: defina quais títulos lançados no Contas a Pagar serão considerados no fluxo, podendo ser apenas provisões (reais), apenas previsões ou ambos.
Considerar títulos vencidos: configure se os títulos vencidos no Contas a Pagar em data anterior ao início do cenário serão considerados no fluxo de caixa previsto. Caso marque essa opção, os valores serão apresentados no primeiro dia do período estabelecido para o cenário.
Considerar títulos suspensos: parametrize se os valores de títulos que tiveram o pagamento suspenso no Contas a Pagar serão considerados no fluxo de caixa previsto. É importante mencionar que, caso um documento contenha várias parcelas e apenas uma delas esteja suspensa, apenas o valor dessa parcela suspensa não será apresentado se esse parâmetro estiver desmarcado.
Outro exemplo de títulos suspensos são os cauções de fornecedores, que são gerados automaticamente suspensos e dependem que um usuário libere o pagamento.
Selecione os tipos de documentos que serão considerados no fluxo: selecione quais tipos de documento utilizados em lançamentos do Contas a Pagar farão parte do cenário.
Importante! Serão considerados somente os valores dos compromissos lançados através dos tipos de documentos selecionados.
9. Contas a Receber
Considerar títulos vencidos: configure se os títulos vencidos no Contas a Receber em data anterior ao início do cenário serão considerados no fluxo de caixa previsto. Caso marque essa opção, os valores serão apresentados no primeiro dia do período estabelecido para o cenário.
Quais os títulos que deverão ser considerados: defina quais títulos lançados no Contas a Receber serão considerados no fluxo, podendo ser apenas provisões (reais), apenas previsões ou ambos.
Selecione os tipos de documentos que serão considerados no fluxo: selecione quais tipos de documento utilizados em lançamentos do Contas a Receber farão parte do cenário.
10. Carteira de Recebíveis
Aba Geral:
- Considerar títulos vencidos: configure se os títulos vencidos em data anterior ao início do cenário serão considerados no fluxo de caixa previsto. Caso marque essa opção, os valores serão apresentados no primeiro dia do período estabelecido para o cenário.
- Incluir resíduos a gerar: defina se os resíduos a serem gerados nos contratos dos clientes serão considerados como valor a receber no fluxo de caixa previsto. Caso marque essa opção, os valores serão considerados no mês de aniversário de cada contrato;
- Incluir distratos a pagar: marque essa opção caso queira considerar no fluxo de caixa os valores a devolver por distrato que ainda não foram integrados com o Contas a Pagar;
- Incluir contratos inadimplentes: defina se os valores decorrentes de contratos inadimplentes serão apresentados no fluxo de caixa. Neste caso, é importante que o administrador da carteira de recebíveis esteja com este processo atualizado para que você tenha um visão real do fluxo de caixa;
- Considerar os cheques pré-datados e devolvidos: indique se os valores decorrentes de cheques pré-datados e devolvidos, controlados por processo específico do Carteira, serão considerados no fluxo de caixa;
- Considerar somente o percentual que a empresa participa: configure se o fluxo de recebimento dos contratos será considerado 100% ou se será considerado o percentual de participação da empresa, definida no cadastro de Estruturas para cada empreendimento;
- Considerar parcelas caucionadas: defina se os valores decorrentes de parcelas que estão em contratos caucionados serão considerados no fluxo de caixa;
- Considerar contratos sincronizados: configure se os valores decorrentes de contratos sincronizados serão considerados no fluxo de caixa.
Caso você tenha optado por "considerar somente o percentual que a empresa participa", você pode configurar para que os valores decorrentes de contratos sincronizados sejam apresentados no fluxo de caixa. Desta forma, quando você visualizar um fluxo consolidado (através de uma Consolidadora) você terá uma visualização de ambas as filiais, com os respectivos percentuais de participação. - Considerar termos não contratuais: marque essa opção caso queira considerar os valores decorrentes de termos não contratuais no fluxo de caixa;
- Considerar parcelas securitizadas: defina se todas as parcelas securitizadas, que estão previstas, serão consideradas no fluxo previsto;
- Considerar valores do crédito associativo: configure se todas as parcelas do associativo serão consideradas no fluxo previsto;
- Tipo de contrato: marque quais os tipos de contrato farão parte do fluxo de caixa, podendo ser do tipo venda, aluguel ou permuta;
- Tipo de Receita: marque quais os tipos de receita dos contratos farão parte do fluxo de caixa, podendo ser carteira, FGTS, bens de terceiros, permuta, carta de crédito e financiamento;
- Atualização dos valores: ao selecionar “Valor atualizado das parcelas” será exibido o valor na data atual com todas as correções, como é apresentado no Carteira de Recebíveis / Contratos / aba Parcela. Ao marcar “Valor corrigido das parcelas” será apresentado o valor do índice, price e sac;
- Atualizar até: escolha se os contratos serão atualizados até a data atual ou até a data de vencimento;
- Índice financeiro: determine se os fluxos de recebimento dos contratos serão considerados atualizados somente por índice real ou por índice projetado também;
- Data de vencimento das parcelas:
- Manter na data original: a data das parcelas não será alterada;
- Ajustar para o próximo dia útil: o vencimento das parcelas será ajustado para o próximo dia útil, considerando finais de semana e feriados cadastrados em cada filial;
- Usar float bancário: confira a sequência para definição da data de vencimento neste caso.
1º Se a data de vencimento da parcela não for dia útil, ela será ajustada para o próximo dia útil, considerando finais de semana e feriados cadastrados em cada filial.
2º Após ajustada para o dia útil, o sistema acrescenta o número de dias de float definido no cenário, considerando somente os dias úteis.
3º Por fim, após o float, caso não seja dia útil, o sistema ajusta a data até o próximo dia útil.
Aba Filtros:
- Classificação dos Contratos: filtre quais tipos de contrato serão considerados no cenário.
- Termos Contratuais: indique quais termos contratuais serão considerados no cenário.
Observação: caso você não selecione nenhum tipo de contrato ou termo contratual, todos serão considerados no cenário.
11. Empreiteiros
Considerar medições liberadas a pagar: defina se os valores das medições liberadas e aprovadas, que ainda não foram integradas com o Contas a Pagar, serão consideradas no cenário.
Considerar projeção do saldo dos contratos: escolha se os valores do fluxo do contrato (saldo a medir do contrato) serão considerados no cenário. Caso marque esse parâmetro, as medições realizadas após a data base do fluxo do contrato não serão apresentadas, pois o valor medido já faz parte dos valores de saldo do contrato, ou seja, serão apresentados somente os valores das medições liberadas a pagar cuja data de medição seja inferior a data base do fluxo do contrato;
12. Administração de Obras:
Considerar planejamento Empenhado (Pedido/Medição): indique se os valores de medições liberadas e pedidos em aberto serão considerados no fluxo de caixa;
Considerar planejamentos Previsto (Saldo Contrato): escolha se os valores de saldos de contrato serão considerados no fluxo de caixa;
Considerar planejamentos Saldo (Compras): configure se os valores de saldos do planejamento serão considerados no fluxo de caixa;
Considerar planejamentos Adiantamento: defina se os valores de adiantamento serão considerados no fluxo de caixa;
Considerar planejamentos Comprometidos: indique se os valores comprometidos (realizados) serão considerados no fluxo de caixa;
Selecione os planejamentos que serão considerados no fluxo: escolha os planejamentos e replanejamentos de cada orçamento.
Observação: não existe nenhuma configuração específica por cronograma de obra para trazer os valores para dentro do Fluxo Previsto.
13. Filiais
A princípio, o conceito do fluxo de caixa é consolidado, ou seja, sua visualização é pela Consolidadora ou Holding. Caso o cenário seja configurado para trazer exclusivamente a movimentação de determinada filial, nesta etapa será possível selecionar a filial específica que será apresentada no cenário.
14. Segurança
Nessa tela você pode definir quais usuários terão acesso a esse cenário, dando permissão somente para visualização, para realizar alterações e/ou atualizar os parâmetros informados.
15. Resumo das configurações do cenário
Ao final da criação do cenário, você pode conferir o resumo de todas as configurações realizadas.
Veja também:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.