Melhorias no processo de consignação

Seguir

Comentários

7 comentários

  • Avatar
    Anderson da Silva (Sanavita) (Editado )

    Entendo que essas melhorias são também para controles de Terceiro quando Operação de Industrialização (CFOP's _901, _902, _903, _924, _925, _124, _125), mas nesse processo de melhoria não visualizei citação de um problema já compartilhado com ideômetro:

    Controle de Terceiro (Perfil Prestador) - Nota Fiscal de Material Utilizado emitida incorretamente (NFVEN) / Recusa da Nota Fiscal (NFENT) - Baixa vs Estorno

    Ou seja, a questão de um Estorno/Recusa (Nota Fiscal de Entrada) referente um Retorno (Nota Fiscal de Saída) por Devolução Efetiva (_918) ou Simbólico (_919) vai gerar o estorno no controle de terceiro??

    Ex:

    1) Doc. CFOP 1917 Remessa (Recebimento) de Item X com Qte 1000 - Saldo a retornar = 1000

    2) Doc. CFOP 5918 Retorno por Devolução Efetiva de Item X com Qtde 500 - Saldo a retornar = 500

    3) Doc. CFOP 5919 Retorno Simbólico de Item X com Qtde 500 - Saldo a retornar = 0

    4) Doc. CFOP 1949 Recusa/Estorno de Retorno por Devolução Efetiva de Item X com Qtde 500 - Saldo a retornar deve ser igual a 500

     

    Outro ponto importante de citar é a importãncia do ideômetro abaixo para auxiliar no rastreio das movimentações de estoque relacionadas a determinada Seq. de Item Documento do controle de terceiro:

    Ideômetro: #Materiais - Kardex - Incluir filtro de Seq. Item Documento

    0
    Ações de comentário Permalink
  • Avatar
    Ariane Alves de Souza

    Oi Anderson,

    Encaminhei seu questionamento internamente e em breve terá um retorno.

    Abraços.

    0
    Ações de comentário Permalink
  • Avatar
    Anderson da Silva (Sanavita) (Editado )

    @...

    Não tive retorno quanto ao comentário colocado

    Agora que recentemente atualizamos para versão 4.81.08.2 apresentou uma inconsistência a partir do novo conceito relatado neste artigo. Obs: já foi aberto ticket #435166 com atendimento.

    No caso, foi removido o antigo campo "Qtde Baixa" (MIE_RE_QUANTBAIXA)

    E incluso dois novos campos

    "Quantidade de retorno simbólico" (MIE_RE_QUANTRETSIMBOLICO)

    e

    "Quantidade de retorno efetivo" (MIE_RE_QUANTRETEFETIVO)

    Na Tabela: MGADM.EST_MATTITENSDOCUMENTO

     

     

    Contudo as quantidades de documentos que já tem status "Fechado", ou mesmo para os Documentos no Controle de Terceiro que tem Baixa Parcial, não foi feito o recálculo considerando o que foi relatado no ticket:

    """""

    Para alimentar um campo ou outro, é considerado o campo “Tipo de retorno” existente no Cadastro de CFOP, onde lá existem as duas opções: Efetivo ou Simbólico.


    Para que um item seja considerado “Fechado”, o campo Qtde Estoque tem que ser igual a SOMA dos campos: Quantidade de retorno simbólico e Quantidade de retorno efetivo.

    """""

    Veja o print abaixo em que a Seq. Item Documento 6053 do Documento 3133 mostra saldo de 520,84, enquanto que ao visualizar a aba Baixas (Documento), existe um total de 462,42 baixados com o CFOP Tipo de Retorno Simólico.

    Claramente faltou rodar um script para refazer a quantidade que antes estava em Qtde Baixa para as novas colunas de Quantidade de retorno simbólico e efetivo.

    0
    Ações de comentário Permalink
  • Avatar
    Ariane Alves de Souza

    Olá Anderson, vamos tratar via ticket então #435166

    Abraços.

    0
    Ações de comentário Permalink
  • Avatar
    Anderson da Silva (Sanavita) (Editado )

    Marlos Carreo Cravo

    Existe alguma chance de ser ser resolvido a questão do BUG relatado no ideômetro abaixo e que já tem vários tickets (#330663 #372272  #377031) abertos ou vai ser dado atenção somente a pequenas melhorias que na verdade apresentam novos bugs como foi relatado aqui?

    #Materiais #Manufatura - Controle de Terceiro - Saldo Disponível divergente de Saldo Geral da mesma Seq. Item/Doc Terceiro ou Qtde Baixa + Faturada divergente de Soma das Baixas (Documento)

     

    0
    Ações de comentário Permalink
  • Avatar
    Anderson da Silva (Sanavita) (Editado )

    A baixa manual precisa que inclua um campo para definir o Tipo de Retorno, se é:

    - Efetivo

    - Simbólico

    Pois mesmo que seja informado uma aplicação e que seja usado o Agente (Cliente ou Fornecedor) para definir o CFOP em conjunto com a aplicação informada, a aplicação só fica disponível para ser informada quando marcado a opção de Ajuste Estoque. Só que existem situações de baixa "Efetiva" que não movimenta estoque.

    Abaixo print com sugestão que deveria ter sido feita junto dessa melhoria!

    Deveria também existir a coluna Tipo de Retorno na aba "Baixas (Documento)"!

    Ticket

    #435800 (restrição de verificação (MGADM.EST_CK_MIE_VALIDA_QUANTRETEFETIVO)) 

    #444848 ( Incluir campo Tipo de Retorno na Bx Manual) 

    0
    Ações de comentário Permalink
  • Avatar
    Anderson da Silva (Sanavita) (Editado )

    Com relação ao Lado Tomador

    CFOP's

    5917/6917 (Remessa Consig. Mercantil)

    1919/2919 (Retorno Simbólico)

    5113/6113 (Faturamento)

    1918/2918 (Devolução (Retorno Efetivo))

    Foi colocado a seguinte afirmação

    """"

    Importante! Anteriormente na rotina de consignação do Mega, o Documento de Terceiro era considerado encerrado quando a soma das quantidades baixada e faturada fosse igual a quantidade do documento, agora, o Documento de Terceiro é considerado encerrado quando a quantidade baixada (Quantidade de retorno simbólico + Quantidade de retorno efetivo) for igual a quantidade do estoque (Quantidade remetida). Nesse momento não será mais possível lançar uma nota fiscal de retorno simbólico ou efetivo, logo o documento de terceiro estará baixado com o status fechado.

    """"

    Como fica o Faturamento realizado sem emissão ou entrada de nota fiscal de Retorno Simbólico?

    Pela configuração do CFOP o Faturamento é considerado como Tipo de Retorno Efetivo (Obs: não permite alterar). Logo, não ficou claro se está configuração passa a ser inválida por exemplo quando houver Retorno Simbólico e também Faturamento se o Retorno Simbólico atualizar o Controle de Terceiro!

    Como está configurado:

    CFOP 5113 (Faturamento - Tipo de Retorno Efetivo)

    CFOP 1919

    Entende-se que o Retorno Simbólico não deveria atualizar o Controle de Terceiro para que não feche o status do item antes de ser realizado o Faturamento. Nossa configuração está inválida considerando o CFOP 1919 e essa afirmação?

     

    Um exemplo mais simplista do passo a passo:

    Empresa A (Consignante Mercantil SANAVITA), fabrica determinado Produto, Empresa B (Consignatária CLIENTE):

    1. Empresa A emite Nota Fiscal (Vendas) de Remessa para Empresa B de um Item com quantidade 10; CFOP 5917 | Controle de Terceiro: Remessa | Tipo de Retorno: Efetivo (Não permite alterar) 

    Quantidade remetida: 10 | Quantidade retorno simbólico: 0 | Quantidade retorno efetivo: 0 | Faturada: 0 | Status do Documento: Aberto

    2. Empresa A emite Nota Fiscal (Vendas) de Retorno Efetivo do Item com quantidade 3; CFOP 1918 | Controle de Terceiro: Devolução/Retorno | Tipo de Retorno: Efetivo

    Quantidade remetida: 10 | Quantidade retorno simbólico: 0 | Quantidade retorno efetivo: 3 | Faturada: 0 | Status do Documento: Aberto

    3. Empresa A emite Nota Fiscal de Faturamento do Item com quantidade 7; CFOP 5113 | Controle de Terceiro: Faturamento | Tipo de Retorno: Efetivo (Não permite alterar!)
    Quantidade remetida: 10 | Quantidade retorno simbólico: 3 | Quantidade retorno efetivo: 0 | Faturada: 7 | Status do Documento: ???

     

    Conforme foi colocado na afirmação, a partir do momento que ocorre o Faturamento no conceito anterior o documento ficava com status fechado. No novo conceito o faturamento vai ser considerado como Retorno Simbólico? O CFOP está como Efetivo mas não permite alterar!!

    Ou é obrigatório que o Retorno Simbólico exista e que esteja configurado para Controle de Terceiro: Devolução/Retorno e Tipo de Retorno Simbólico.

    Considerando o ticket #435166 que relata a questão de não ter sido refeito a quantidade para as novas colunas de retorno simbólico ou efetivo, não está claro como vai ser o conceito aplicado para a situação explicada em que não existe a Nota de Retorno Simbólico!!

    Ticket para esse comentário #432286

    0
    Ações de comentário Permalink

Por favor, entre para comentar.

Artigos nessa seção