Dúvida
Como configurar a Geração de taxas automática no módulo Custo Contábil?
Solução
Para configurar a Geração de taxas no módulo Custo Contábil, realize os passos a seguir:
1. Configure os tipos de gastos para os planos de contas:
1.1 Acesse Configurações globais / Custo Contábil / Parâmetros / Aba Taxas;
1.2 Preencha os campos Tipo de taxa e Plano de contas de acordo com o que você quer enxergar na suas despesas;
Observação: O Plano de contas sintético selecionado, será a base para carregar os dados da tela de Plano de contas x tipo de gasto. Caso não exista um plano de contas vinculado nos parâmetros, ao tentar acessar a tela uma mensagem de erro será exibida, "Não foi definido plano de contas nos parâmetros do custo contábil".
1.3 Acesse o módulo Custo Contábil e abra a tela Plano de contas x tipo de gasto;
1.4 Selecione um plano de contas analítico e clique em editar;
1.5 Configure o tipo de gasto;
1.6 Confirme;
1.7 Repita essa configuração até ter preenchido todos os planos desejados;
2. Configure os centros de custos como diretos e indiretos:
2.1 Abra a tela Definição do centro de custo;
2.2 Selecione um centro de custo e clique em editar;
2.3 Configure se ele é direto ou indireto;
2.4 Confirme;
2.5 Repita para esse processo para os outros centros;
3. Configure as porcentagens dos centros de custos indiretos:
3.1 Abra a tela Centro de custo direto x indireto;
3.2 Clique em inserir;
3.3 Selecione o centro de custo direto e seu indireto, e coloque a porcentagem de rateio daquele centro que você definiu como indireto;
3.4 Confirme. Insira todos os centros que você definiu como indireto e seus percentuais;
Observação: para te ajudar, no canto superior da tela clique no botão Validar % de rateio, o Mega abrirá uma tela te mostrando se você destinou 100% dos custos entre os centros indiretos ou se ainda falta uma porcentagem a ser distribuída.
4. Amarre seus centros de custos aos tipos de taxas:
4.1 Abra a tela Tipo taxa x centro de custo direto;
4.2 Clique em inserir;
4.3 Selecione o Centro de trabalho, Setor ou Taxa única e configure qual o seu Centro de custo;
4.4 Confirme;
4.5 Repita o processo para os outros Centros de trabalho ou setores;
5. Gere suas despesas:
5.1 Abra a tela Geração de despesas;
5.2 Faça o filtro escolhendo o período desejado;
Importante! É necessário que o período escolhido esteja em aberto para que seja possível gerar suas despesas.
5.3 Confira os dados da tela;
Observação: para te ajudar a entender todos os cálculos e dados dessa tela, criamos o artigo Conceitos da tela de Geração de despesas.
5.4 Clique no botão Gerar;
6. Gere suas taxas por período:
6.1 Abra a tela Cálculo de taxa por período;
6.2 Faça o filtro por período;
6.3 Confira as taxas apresentadas;
6.4 Clique em Gerar taxas.
Saiba mais sobre a novidade:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.