Dúvida
Quais são as configurações básicas para transmissão dos arquivos ao eSocial utilizando o eDocs?
Solução
Para efetuar as configurações necessárias, realize os passos a seguir:
1. No módulo Administração de Pessoas, acesse o menu Diversos / Definições do eSocial:
2. Na aba Geral verifique as informações:
- 1 - Tipo de Ambiente eSocial:
1 - Produção - usado para enviar os dados da empresa/funcionários para o ambiente oficial do eSocial e deve ser usado apenas na base de produção. Somente é habilitada essa opção após alterar a chave nos arquivos de configuração do sistema (SeniorConfigCenter);
2- Produção restrita - Dados reais - usado para enviar os dados da empresa/funcionários para o ambiente de homologação do eSocial, serão validados com todas as plataformas integradas, porém sem efeito jurídico. - 2 - Tipo Processamento:
1 - Enviar para eDocs eSocial;
2- Salvar Arquivo em Disco (mensageiro de terceiro). - 3 - Usa eDocs Senior:
S - Sim - ao selecionar no item 2 a opção 1, automaticamente é preenchido com 'S'. - 4 - Dados para eDocs:
É habilitado quando selecionado no item 2 a opção 1; - 4.1 - URL eDocs: para os clientes Cloud será informado pelo time responsável. Para clientes com ambiente próprio será definido na instalação do eDocs:
No campo Nova Instalação o usuário deve informar o nome que deseja dar para essa instalação. Esse mesmo nome será utilizado para acessar o Monitor através do browser, sendo acessado por http://localhost/[nome da instalação].
Observação: No localhost precisa informar a porta que está configurada no eDocs, para consultar:
eDocs / Configuração / Geral, na aba Integração, Web Service / Porta
Pode ser realizado um teste via browse, copie o endereço informado no campo URL eDocs no navegador e acrescente a palavra 'INTEGRACAO' no final da URL, exemplo:
- 4.2- Usuário eDocs
Usuário criado no eDocs para utilização no módulo Administração de Pessoas. Para consultar:
eDocs / Configuração / Empresa, na aba Integração Web Service temos o usuário que foi definido. - 4.3- Senha eDocs:
Mesmo conceito do item 4.2 - 4.4- CNPJ/CPF Certificado Digital: Número do CNPJ/CPF do Certificado Digital cadastrado na empresa no módulo eDocs. Para consultar:
Docs / Configuração / Empresa, na aba Geral em CNPJ/CPF
- 5- Dados para Salvar em Arquivo:
É habilitado quando selecionado no item 2 a opção 2. - 51.- Diretório dos Arquivos XML: informar o diretório que deseja salvar os arquivos para envio com mensageiro diferente do eDocs.
- 6- Dados Gerais
- 6.1- Gerar Arquivos de Log:
S - Sim
N - Não - 6.2- Diretório dos Arquivos de Log:
É habilitado quando no item 6.1 for selecionado S, deve ser selecionado o diretório criado na instalação do eDocs, exemplo:
\\nome_servidor\eDocs\Prod\Logs_Motor_eSocial\
Pode ser escolhido outro caminho, mas certificar que é válido e o usuário tenha permissão para salvar os arquivos, não é aconselhável utilizar estações de trabalho, pois o log é gerado 24 horas por dia. - 6.3- Tamanho do Lote: quantidade de pendências que serão tratadas em cada lote
- 6.4- Tempo Máximo de Execução: tempo máximo que a base pode levar para tratar cada lote definido no item 6.3
- 6.5- Tempo Verificação Pendências: intervalo de tempo para o motor eSocial verificar as pendências
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