Dúvida
Como configurar os parâmetros para o Gerenciamento NFS-e?
Solução
Importante! Configuração disponível a partir das versões 4.82.01 e 4.81.08.
Para configurar os parâmetros para o Gerenciamento NFS-e, realize os passos a seguir:
1. Configurações gerais
1.1 Acesse a tela de parâmetros da NFS-e:
- Na versão Planier, acesse o módulo Fiscal / Configurações / Parâmetros / NFS-e;
- Na versão Alexandria, acesse o módulo Fiscal / Configurações Globais / NFS-e Parâmetros;
1.2 Selecione a filial desejada e clique em Editar;
1.3 Marque o parâmetro "Gera nota fiscal de serviço eletrônica";
1.4 Selecione o ambiente de Produção ou Homologação;
Observação: para baixar as NFS-e reais no Gerenciador, é necessário selecionar o ambiente Produção.
1.5 Defina o número de tentativas de comunicação caso ocorra algum erro no processo;
1.6 Defina o intervalo de comunicação;
1.7 Vincule o Certificado Digital da sua empresa;
Importante! O certificado digital utilizado deve ser do mesmo CNPJ da filial selecionada.
2. Configuração para prefeituras que não possuem webservice
2.1 Clique na aba Configuração de E-mail ou, se estiver na versão 4.81.08.3 e 4.82.01.2 ou superior, clique na aba Recebimento NFS-e;
2.2 Insira os dados dos e-mails utilizados junto à prefeituras que não possuem webservice, para que consigamos também baixar as notas dessas prefeituras no Mega.
3. Envie os dados da empresa para confirmar a integração
3.1 Retorne para a aba Geral, clique em "Enviar dados da empresa";
3.2 Selecione o arquivo do seu Certificado Digital e digite a senha;
Observação: após o envio de dados, será apresentada uma mensagem de retorno confirmando o cadastro da empresa e alertando sobre possíveis erros no envio dos dados.
Importante! Após o envio dos dados da empresa, o campo Último Download é preenchido na aba Recebimento NFS-e e essa data será considerada como "data de corte" para o primeiro download de notas fiscais.
3.3 Clique em Confirmar para finalizar a configuração dos parâmetros.
Após configurar os parâmetros para o Gerenciamento NFS-e, você pode automatizar o download das notas fiscais de serviço ou baixar manualmente as notas no gerenciador:
Gerenciamento NFS-e - Como automatizar o download das notas fiscais de serviço
Gerenciamento NFS-e - Como baixar manualmente as notas fiscais de serviço no gerenciador
Saiba mais sobre a novidade: Notas fiscais de serviço no Gerenciamento NF-e/NFS-e.
Comentários
4 comentários
Não foi identificado em artigo detalhes sobre a configuração de e-mail!
Pois não ficou claro se é necessário algum ajuste por exemplo na configuração da Agenda de Processos NFe/NFSe
Olá Anderson, tudo bem?
Essa aba Configuração de E-mail se refere às prefeituras que não possuem webservice e que enviam as notas por e-mail conforme mencionamos no passo 8 desse artigo.
Somente nesse caso você precisa cadastrar os dados do(s) e-mail(s) utilizado junto dessas prefeituras.
@Leandro Andrade
Mas então não é necessário nenhum ajuste na Agenda de Processos NFe/NFSe após configurar o Email?
Isso mesmo, Anderson.
Confirmei com o time técnico e se você configurou os parâmetros NFS-e, preenchendo corretamente os dados do(s) e-mail(s) utilizados junto dessas prefeituras que não possuem webservice, e já configurou a agenda conforme as instruções do artigo abaixo, o download automático deve acontecer normalmente.
Gerenciamento NFS-e - Como automatizar o download das notas fiscais de serviço
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