Atualmente, a receita societária é contabilizada em uma única variável contábil, ou seja, tanto os valores de contratos de venda quanto de contratos de permuta são contabilizados em uma mesma conta contábil.
Diante desse cenário, identificamos que alguns clientes precisam que as receitas provenientes de contratos de permuta sejam contabilizadas em contas separadas, pois os valores de permuta podem ter um tratamento diferenciado na contabilidade.
Por isso criamos novas variáveis de contabilização na apropriação imobiliária societária, específicas para contabilizar os valores de receita provenientes de contratos de permuta. Com as novas variáveis, é possível contabilizar os valores destas receitas em contas diferentes das receitas de contratos de venda.
Ao atualizar a versão, as novas variáveis vão herdar as mesmas configurações de contabilização das variáveis já utilizadas para os contratos de venda, mantendo o comportamento atual do sistema, sendo necessário apenas você ajustar os itens de contabilização destas variáveis para as contas de permuta, caso tenha necessidade.
Quais são as novas variáveis contábeis?
Elas podem ser consultadas na tela de Auditoria Contábil, aba Contabilização, sub-aba Variáveis de Valor:
- 279 VO realizado de permutas;
- 280 VO realizado de permutas (negativo);
- 281 VM realizada de permutas;
- 282 VM realizada de permutas (negativo);
- 283 VM realizada de permutas pós chaves;
- 284 VM realizada de permutas pós chaves (negativo);
- 285 Juros realizados de permutas;
- 286 Juros realizados de permutas (negativo);
- 287 VM de juros realizados de permutas;
- 288 VM de juros realizados de permutas (negativo);
- 289 Distrato VO realizado de permutas;
- 290 Distrato VO realizado de permutas (negativo);
- 291 Distrato VM realizada de permutas;
- 292 Distrato VM realizada de permutas (negativo);
- 293 Distrato juros realizados de permutas;
- 294 Distrato juros realizados de permutas (negativo);
- 295 Distrato VM juros realizados de permuta;
- 296 Distrato VM juros realizados de permuta (negativo);
E quais relatórios refletem essa novidade?
- Mapa Receita Societária: esse relatório contábil continua apresentando normalmente as receitas de contratos de vendas e de permuta na coluna Vendas Principal, ou seja, não houve impacto.
- Auditoria Contábil: você poderá auditar que as receitas de contratos de permuta serão contabilizadas nas novas variáveis, sendo que, a princípio, replicarão as contas contábeis que você já utilizava anteriormente, mas que podem ser configuradas para contabilizar em contas separadas.
⚠️ Atenção! Antes de realizar qualquer alteração verifique o impacto que poderá causar nos lançamentos futuros. Caso necessite configurar um novo Código de Ação ou alterar o atual para realizar esta operação/processo, solicite apoio de um consultor ou entre em contato com responsável pelo processo dentro da sua empresa.
Veja também:
Comentários
2 comentários
Lourdes Betula, bom dia, como vai?
Criei em seu nome o ticket 526880 para que o suporte possa auxiliar em suas dúvidas, peço a gentileza de dar continuidade através desse ticket.
Muito obrigada e tenha um excelente dia! 😊
Por favor, entre para comentar.