Nessa versão do Mega fizemos algumas alterações dentro dos indicadores do Manufatura, mais especificamente no Indicador de produção e Indicador de produtividade. Começando pela maior mudança, a inversão dessas telas, logo a antiga tela Indicador de produção se tornou a nova de produtividade e a antiga tela Indicador de produtividade se tornou a de produção. Essa mudança aconteceu porque percebemos que os conceitos das telas estavam invertidos, e seria melhor alterar.
Após essa mudança, aproveitamos para mexer em cada uma dessas telas:
Nova tela Indicador de Produção:
- Incluímos um novo campo chamado Tempo Previsto, que terá as opções Execução e Setup. Aqui, a diferença do Tempo Previsto para o Tempo total da Ordem, é a proporcionalidade com a ordem já recebida na operação.
Por exemplo: Ordem de 200 pç | Recebido 50 pç.
O sistema irá calcular o tempo de acordo com a quantidade recebida da ordem, logo, 200 pç são necessárias em 08:00, então para fazer 50 pç são necessárias 02:00, pelo padrão. -
Coluna % Produtividade:
-
Passou a se chamar Relação Previsto x Real;
-
Agora é formatada com 2 casas decimais;
-
O cálculo do campo foi alterado. Anteriormente o cálculo era: Tempo Execução Padrão / Tempo Execução Real, agora será: Tempo Execução Real / Tempo Execução Previsto.
-
-
Campo Tempo Padrão, passou a se chamar Tempo total da Ordem;
Nova tela Indicador de Produtividade:
-
Novo campo desenvolvido, Produtividade sobre. Terá duas colunas Recurso total (%), calculado sobre o recurso total (24 horas por dia) e, Recurso planejado (%) calculado sobre o recurso planejado (com base nos tempos dos centros de trabalhos).
- Alterado a posição da coluna % de Ocupação para depois do grupo de coluna de Ociosidade
- Campo Eficiência (%) passa a ter somente uma coluna e não mais duas, Produção e Setup. A coluna única terá o seguinte cálculo: Tempo produtivo realizado / Tempo trabalhado realizado (T. Produtivo + T. Improdutivo + Setup).
Exemplo:
Produtivo Improdutivo Setup Total 1,83 1,00 0,00 2,83
Ou seja, [ (1,83) / (1,83 + 1,00 + 0,00) ] * 100 = 64,66%
-
Campo % de Utilização da máquina, passa a corresponder a soma das horas trabalhadas dividido pelas horas disponíveis.
-
Novo cálculo do campo % de refugo, que passa a ser sobre a quantidade produzida, ficando Quantidade refugada real / Quantidade produzida real.
Para saber mais sobre todos os indicadores da tela, acesse os artigos:
Observação: os artigos indicados abaixo, são de versões anteriores do Mega, ou seja, as alterações mencionadas no artigo acima, não estão contempladas.
Indicadores de Fábrica - Qual o cálculo das informações apresentadas;
Novos Indicadores de Fábrica.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.