Dúvida
Como cadastrar uma forma de pagamento no Vimob Web?
Solução
Para cadastrar uma forma de pagamento, realize os passos a seguir:
1. Cadastro da forma de pagamento
2. Fluxo de pagamento ou séries
5. Desvios ou indicadores de validação de proposta
1. Cadastro da forma de pagamento
1.1 Acesse o Vimob Web com um usuário do tipo administrador;
1.2 Clique em Cadastros / Formas de Pagamento / Formas de Pagamento;
1.3 Clique em para inserir uma nova forma de pagamento;
1.4 Preencha os campos a seguir:
- Descrição: descrição que será visualizada pelo corretor durante a criação da proposta;
- Quantidade de meses: esse intervalo de meses servirá como filtro no momento da criação da proposta. Por exemplo, se o corretor informar 48 meses, o Vimob vai localizar uma forma de pagamento que se enquadra nessa condição e gerar a proposta com o número de meses que o corretor informou, ou seja, se o Vimob localizar uma forma de pagamento com uma série mensal de 60 meses, nesse exemplo que o corretor informou 48 meses, a proposta seria gerada utilizando essa condição de 60 meses, mas alterando o número de parcelas de 60 para 48 meses. Se o Vimob não conseguir localizar uma forma de pagamento compatível com o número de meses informado, será aberta a tela com as formas de pagamento disponíveis para escolha;
- Vigência: determina o período em que essa forma de pagamento estará disponível para o uso dos corretores. Após o término da vigência, a forma de pagamento não será apresentada para o corretor durante a criação da proposta;
- Segmento: determina se a forma de pagamento é para empreendimentos do tipo Incorporação ou Urbanismo, definido no campo "Natureza" no cadastro de Estruturas do Bloco do módulo Global Construção;
- Tipo: determina se a forma de pagamento servirá para todos os empreendimentos (opção Global) ou se estará disponíveis apenas para os empreendimentos selecionados (opção Por Produto) — nesse caso os empreendimentos são selecionados após o cadastro da forma de pagamento (tratado no passo 6 desse artigo);
- Considerar em: determina se a forma de pagamento será disponibilizada para a venda de unidades e/ou garagens;
- Classificação: determina se a forma de pagamento será utilizada para contratos do tipo CCV (compromisso de compra e venda) ou AF (alienação fiduciária);
- Taxa PV: taxa ao ano para cálculo do Valor Presente, que será utilizada nos cálculos da proposta para demonstrar os valores da proposta a valor presente e também utilizada no indicador de perda de Valor PV da proposta;
- Considerar para cálculo do PV: define se será utilizado o Valor Nominal ou Valor Futuro (com juros e dedução de comissões) para o cálculo do PV;
- Acréscimo/Desconto: o percentual ou valor de acréscimo ou desconto cadastrado nesse campo será aplicado automaticamente sobre o valor da unidade quando o corretor selecionar essa forma de pagamento. Por exemplo, cadastrar um desconto de x% em caso de pagamento à vista.
Observação: para aplicar desconto, basta inserir o sinal negativo na frente do valor/percentual.
2. Fluxo de pagamento ou séries
O fluxo de pagamento é o cadastro das séries que serão utilizadas na forma de pagamento, como Sinal, Mensais, Intermediárias ou Conclusão.
2.1 Em Fluxo de Pagamento, clique em Inserir:
2.2 Preencha os campos conforme sua necessidade:
- Tipo da Série: as opções disponíveis para preenchimento depende do segmento que você preencheu no passo 1.4 e quais séries estão vinculadas a esse segmento no cadastro de Configurações Gerais de Formas de Pagamento. Para mais informações, acesso o artigo Como configurar as séries do Formas de Pagamento;
- Altera Intervalo? esse campo é habilitado somente no caso de tipo da série Intermediária, permitindo que o corretor altere uma série trimestral para semestral por exemplo;
- Parcelas: define a quantidade de parcelas para a série. Durante o lançamento da proposta, a quantidade informada nesse campo será sugerida automaticamente quando o corretor selecionar essa forma de pagamento;
- Altera parcelas? Se estiver marcado, o corretor poderá alterar a quantidade de parcelas da série para mais. Caso contrário, será possível apenas reduzir o número de parcelas;
- Regra dos vencimentos: define a regra para a data do primeiro vencimento da série;
Observação: caso você selecione a opção "Início ao término do sinal", significa que o vencimento da série iniciará no mês posterior ao vencimento da última série de sinal. Já se for selecionada a opção "Início junto ao sinal", o vencimento da série iniciará juntamente com a data de vencimento da primeira parcela da série de sinal. - Ultrapassa última mensal? esse campo é habilitado em séries intermediárias (trimestrais, semestrais, anuais, etc) e define se a cobrança poderá ser feita após o vencimento da última parcela da série mensal;
- Dias/Meses para início: esse campo é habilitado dependendo da regra de vencimento que foi definida no campo “Regra dos vencimentos”. Indica o número de dias ou meses que será considerado para o primeiro vencimento da série. Por exemplo, se for escolhida a opção “Quantidade de meses do cadastro da proposta” na regra dos vencimentos, o campo será habilitado para que seja informado o número de meses do primeiro vencimento da série partindo da data da proposta, sendo que 0 é o próprio mês da proposta, 1 é o mês seguinte e assim sucessivamente;
- Altera Início? Se estiver marcado, no momento da negociação da proposta, a data de vencimento poderá ser alterada para uma data futura. Caso contrário, a data poderá ser alterada apenas para uma data anterior, ou seja, a data de vencimento não poderá ser postergada, apenas poderá ser antecipada. Na prática, esse parâmetro permite ou não ao corretor negociar com o seu cliente um prazo maior de pagamento da série;
- Dia Fixo: define um dia fixo de pagamento para a série, como, por exemplo, quero que o vencimento das parcelas da série mensal seja todo dia 10 do mês;
- Altera Dia Fixo? Se estiver marcado, o corretor poderá alterar o dia fixo conforme negociação com o cliente;
- Tipo de Valor da Série: define se a série será um % do valor da unidade ou um valor fixo, independente do valor da unidade. Utilize o percentual se quiser, por exemplo, que o cliente pague 10% de valor de entrada (nesse caso o valor da série será calculado conforme o valor da unidade que o cliente está comprando) ou utilize o valor fixo se quer que o cliente pague, por exemplo, um valor fixo de R$50.000,00 de entrada, independente se o valor da unidade for de R$500.000,00 ou R$1.000.000,00;
- Valor Fixo: eesse campo é habilitado somente se você definiu o tipo de valor da série como Valor Fixo e corresponde ao valor total que você deseja receber na série;
Observação: Caso a série possua mais de uma parcela, esse valor será dividido conforme o número de parcelas definido. Por exemplo, se foi definido um valor fixo de R$10.000,00 e 5 parcelas na série, ao confeccionar a proposta, a série será gerada com 5 parcelas de R$2.000,00. - Altera Valor Fixo? Se estiver marcado, permite que, no momento da negociação, seja alterado o valor fixo que foi definido para a série;
- % Série: esse campo é habilitado somente se você definiu o tipo de valor da série como Percentual e corresponde ao % do valor da unidade que será destinada para essa série;
- Altera Percentual? Se estiver marcado, permite que, no momento da negociação, o corretor altere o % da série para mais ou para menos. Caso não esteja marcado, permite que seja alterado apenas para mais;
- Valor mínimo por parcela: valor mínimo em reais requerido para o pagamento de cada parcela da série. Uma vez definido o valor mínimo, não será possível informar na negociação um valor menor do que o valor mínimo requerido para a parcela da série;
- Incide Correção? Indica se a série possuirá ou não correção monetária. Caso selecionado, será aplicado na série os índices de correção definidos no cadastro de Juros e Correção, que trataremos com mais detalhes no passo 3 desse artigo;
- Incide Juros? Define se haverá incidência de juros (SAC/TP) na série e, caso sim, qual será a regra para o início da vigência dos juros;
- Taxa de amortização: a partir das versões 4.81.08.2 e 4.82.01.1, a taxa de amortização passa a ser informada dentro do cadastro da série, possibilitando o uso de taxas de juros diferentes para cada série. Saiba mais sobre essa novidade: Informe a taxa de juros (TP/SAC) na série da forma de pagamento.
- Resíduo? Define se deverá ser considerado resíduo de reajuste anual na série, uma regra utilizada na Carteira de Recebíveis para os cálculos de cobrança. Essa opção é válida apenas para os fatores de correção com reajuste do tipo Anual.
- Dias/Meses para início: esse campo é habilitado dependendo da regra definida no campo Incide Juros para informar a quantidade de dias ou meses para o início da vigência dos juros;
- Ultrapassa entrega da obra: em caso de série mensal, você pode definir se o parcelamento poderá ou não ultrapassar a data da entrega da obra, definida no campo "Dt Referência Juros”.
Dica! Você pode consultar essa informação no módulo Global Construção, Estruturas, selecione o bloco desejado, clique na barra azul lateral e em seguida em Recebíveis, e por fim acesse a aba Entrega.
2.3 Clique em para salvar o cadastro dessa série;
2.4 Clique em para adicionar as demais séries do Fluxo de Pagamento.
3. Juros e Correção
Em Juros e Correção são definidos o tipo de juros e taxa de amortização das séries que foram marcadas como Incide Juros, podendo ser TP, SAC e SACOC, normalmente utilizados quando a empresa faz o financiamento direto para o cliente, e também os fatores de correção que serão utilizados para atualização monetária das parcelas durante a vigência do contrato.
3.1 Para a cobrança de juros, defina o tipo de amortização (SACOC, SAC ou TP) e a respectiva taxa de amortização;
Observação: a partir das versões 4.81.08.2 e 4.82.01.1, a taxa de amortização passa a ser informada dentro do cadastro da série, possibilitando o uso de taxas de juros diferentes para cada série. Saiba mais sobre essa novidade: Informe a taxa de juros (TP/SAC) na série da forma de pagamento.
3.2 Para a correção, clique em para inserir um índice de correção;
3.3 Preencha conforme sua necessidade:
- Índice de correção: defina o índice que deseja utilizar para essa forma de pagamento;
Observação: o índice é originado do cadastro de Índices Financeiros do Global Construção. - Vigência: define se o índice será aplicado antes ou pós entrega das chaves. Você poderá criar dois índices como por exemplo INCC antes das chaves e IGPM pós entrega das chaves;
- Tipo de Reajuste: define se o reajuste será anual ou mensal;
- Tipo de Juros: define se será juros simples ou composto;
- Taxa de Juros: o percentual que você definir nesse campo será acrescido ao índice financeiro para correção da parcela;
Importante! O cadastro dos fatores de correção são necessários para realização do cálculo de Valor Presente da proposta e cálculo do indicador de perda PV da proposta. Portanto, se for utilizar estes indicadores, é necessário a criação dos fatores de correção. Caso não queira que as parcelas sofram correção, recomendamos a criação dos fatores de correção informando o índice 0 (Moeda Corrente). - Defasagem: corresponde a quantidade de meses que será considerado na busca no índica de correção para ser aplicado na parcela. Por exemplo, caso informe a quantidade 2, o sistema vai corrigir a parcela considerando o índice de 2 meses atrás.
3.4 Clique em para salvar o índice financeiro;
4. Encargos mensais
Nesse item, você poderá definir quais são as taxas mensais como por exemplo tarifa de boleto, seguro, etc., para serem utilizadas posteriormente no processo de cobrança de taxas adicionais da Carteira de Recebíveis.
4.1 Selecione o encargo desejado;
4.2 Defina sobre quais tipos de série o encargo será cobrado;
4.3 Clique em para salvar o encargo cadastrado;
4.4 Clique em para adicionar novos encargos mensais, se desejar.
5. Desvios ou indicadores de validação de proposta
Os desvios funcionam como parâmetros para a avaliação de propostas, delimitando a margem que o corretor tem para trabalhar, bem como a alçada dos gestores que realizam a aprovação.
5.1 Defina se os parâmetros serão calculados sobre o Valor da Unidade ou Valor da Proposta;
5.2 Na coluna Considerar para Aprovação, defina quais indicadores serão considerados para avaliação das propostas;
5.3 Nas colunas Mínimo aceito, Perda aceita ou Máximo aceito, defina os limites para cada parâmetro;
Importante! Note que alguns parâmetros, como Sinal, trabalham com Mínimo aceito, enquanto alguns, como Comissão, trabalham com Máximo aceito.
5.4 Na coluna Desconto Aprovado, defina a margem que o corretor possui para trabalhar. A proposta que estiver dentro da margem cadastrada será aprovada automaticamente, sem a necessidade de aprovação de alçada;
5.5 Na coluna Desconto Reprovado, defina a margem que ainda poderá ser aprovada pelo gestor. Caso a proposta esteja entre a margem do corretor e a margem cadastrada nessa coluna, a proposta vai para aprovação de alçada. Caso extrapole essa margem do Desconto Reprovado, a proposta será reprovada automaticamente;
Na imagem abaixo, configuramos que o sinal (ou soma das parcelas de sinal) deverá ser de no mínimo 20%, sendo que o corretor possui 2% de margem, podendo chegar até 18% de sinal, e o gestor ainda poderá aprovar até 16%:
Já no próximo exemplo, temos um parâmetro diferente, com a coluna de Máximo Aceito. Na imagem a seguir, configuramos que o prazo para pagamento da primeira parcela poderá ser no máximo em 10 dias, sendo que o corretor possui uma margem de 5 dias, podendo estender o prazo para 15 dias, e o gestor ainda poderá aprovar caso o vencimento seja em até 20 dias. A partir deste prazo, o indicador será considerado como Reprovado.
5.6 Clique em para finalizar o cadastro da forma de pagamento.
6. Vinculo de empreendimentos
6.1 Caso tenha configurado o tipo da forma de pagamento Por Produto, clique em para vincular o(s) empreendimento(s) desejados;
6.2 Marque o(s) empreendimento(s), bloco(s) ou unidade(s);
6.3 Clique em para confirmar.
7. Ativar forma de pagamento
7.1 Clique em para ativar a forma de pagamento.
Importante! Somente após a forma de pagamento estiver ativa que estará disponível para o corretor.
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