Dúvida
Qual o conceito dos Parâmetros Gerais de Boleto no Portal de Clientes?
Solução
Importante! Nova disposição da aba Boleto dos Parâmetros Gerais disponível a partir das versões 4.81.08.2 e 4.82.01.1 Saiba mais sobre a novidade em Simplificamos os parâmetros gerais de boletos no Portal de Clientes.
Confira o conceito de cada parâmetro da aba Boleto dos Parâmetros Gerais.
Lembre que você também pode configurar esses parâmetros por Empreendimento ou Bens de Terceiro.
Observação: caso esteja logado como Operador e o parâmetro “Habilitar Restrições Financeiras do Cliente a este usuário?” esteja desmarcado, ele permitirá que as solicitações de boletos com restrições financeiras sejam realizadas. É necessário marcar este parâmetro para que sejam respeitadas as regras dos parâmetros de boleto e não ocorram as respectivas solicitações.
1. Permitir
- Permitir emissão e solicitação de boletos? Marque essa opção para permitir a emissão e solicitação de boletos de 2ª via.
- Permitir solicitação de boleto para Clientes e/ou Operadores: defina quais usuários, clientes e/ou operadores, poderão solicitar boletos no Portal de Clientes;
Importante! Esse parâmetro não impacta na emissão de boletos de antecipação, que é configurado na aba Antecipação dessa mesma tela de Parâmetros Gerais. - Permitir emissão e solicitação de boletos para clientes no jurídico? Habilite essa opção para que clientes que possuem contratos com ocorrência do tipo Cliente no Jurídico consigam emitir e solicitar boletos;
- Permitir emissão e solicitação de boletos para clientes inadimplentes? Habilite essa opção para que clientes que possuem contratos com status Inadimplente consigam emitir e solicitar boletos;
- Permitir solicitação de boletos para parcelas com vencimento no mês corrente? Essa opção habilita a solicitação de boleto com vencimento no mês atual, caso você queira que o cliente tenha acesso ao boleto antes mesmo de gerar a remessa mensal.
- Permitir agrupamento de parcelas vencidas para emissão em boleto único? Caso algumas parcelas de um contrato estejam vencidas, é possível solicitar um único boleto para todas essas parcelas, não sendo necessário solicitar e emitir parcela a parcela;
- Permitir alteração de cobrança de mora e multa de atraso pelo operador? Essa opção habilita que o operador possa alterar a cobrança de mora e multa de atraso no momento da solicitação do boleto.
2. Bloquear
- Bloquear emissão ou solicitação de todos os boletos com mais de x parcela(s) em atraso: os contratos com o número de parcelas em atraso maior que o definido nesse parâmetro não poderão emitir ou solicitar boletos, mesmo que você tenha permitido a emissão e solicitação de boletos para clientes no jurídico ou clientes inadimplentes.
Dica! Caso você preencha com o valor -1, esse parâmetro é desconsiderado e, independente da quantidade de parcelas em atraso, o cliente poderá emitir ou solicitar boletos. - Bloquear emissão ou solicitação de boletos com parcelas atrasadas a mais de x mês(es): as parcelas que estiverem em atraso por tempo maior do que a quantidade de meses definido nesse parâmetro não poderão ser emitidas ou solicitadas;
- Bloquear a solicitação de boletos pelo tipo de receita: as parcelas com os tipos de receita selecionadas nesse parâmetro não serão apresentadas para a solicitação de boletos.
Importante! As parcelas de Repasse Associativo serão apresentadas somente se o parâmetro "Sincroniza para o Portal as parcelas de Repasse Associativo?", localizada na aba Gerais dessa mesma tela, estiver marcado.
Observação: nos contratos associativos, as parcelas de receita Financiamento, FGTS e Subsídio terão a emissão de boletos (antecipação ou 2ª via) bloqueada.
3. Carteira de Recebíveis
- Emissão de boleto sem correção de valor:
- Até o vencimento: o boleto só poderá ser emitido até a data do seu vencimento e, após essa data, o cliente ou operador deverá solicitar um novo boleto;
- Até o último dia do mês após o vencimento: o boleto poderá ser emitido sem correção de valor até o último dia do mês do seu vencimento;
- Até x dia(s) após o vencimento: defina em até quantos dias após o vencimento que o boleto poderá ser emitido sem correção de valor.
- Corrigir os valores dos boletos após o vencimento? Marque essa opção para habilitar os parâmetros abaixo, referentes a quantidade de dias após o vencimento que haverá correção nos valores e para quais bancos essa parametrização será aplicada;
- Até x dia(s) após o vencimento para os bancos: defina até quantos dias após o vencimento que o boleto sofrerá correção dos valores e para quais bancos esse parâmetro será aplicado.
Importante! Caso existam bancos que não foram marcados nessa parametrização, será considerado o que você definiu no parâmetro "Emissão de boleto sem correção de valor".
4. Outros Parâmetros
- Fixar a data de vencimento das parcelas atrasadas para a data atual? Habilite essa opção para que, quando o cliente ou operador (se configurado) solicitar uma parcela em atraso, a data de vencimento seja automaticamente a data atual mais a configuração de horário limite e dias limite do contrato bancário.
- Considerar o vencimento da parcela ao solicitar um novo boleto? Habilite essa opção para que o vencimento do boleto seja o mesmo da parcela (aplicável quando a parcela ainda não estiver vencida);
Observação: caso o vencimento da parcela seja menor que a data atual mais a configuração de horário limite e dias limite do contrato bancário, o sistema vai considerar a data atual mais o horário limite e dias limite (e não o vencimento da parcela). - Quando há parcelas atrasadas: defina se o cliente poderá solicitar os boletos de todas as parcelas atrasadas ou somente o boleto da parcela mais atrasada;
- Quando há parcela futura: defina se o cliente poderá solicitar os boletos de todas as parcelas futuras ou somente o boleto da parcela com vencimento mais próximo;
- Como deve ser apresentado o valor de parcelas registradas em tela: habilite essa função para que seja apresentado o valor atualizado (com encargos, se estiver atrasado) ou o valor da remessa enviada ao banco. Esse parâmetro é aplicado somente para parcelas registradas, ou seja, com boletos gerados.
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