Para facilitar a compreensão sobre como funciona o relatório de Arquivo de Retorno do HBK, elaboramos este artigo com o objetivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre como ele funciona.
Ao olharmos para esse relatório, a primeira informação que devemos nos atentar são os termos Títulos a Processar e Títulos Não Encontrados. É importante ressaltar que esses termos estão ligados ao processamento que será realizado dentro do ERP Mega, não tendo ligação direta com o processamento do banco.
Ou seja, eles não indicam se um título foi ou não processado pelo banco.
- Títulos a Processar: referem-se aos títulos que foram originados dentro do módulo Financeiro do ERP Mega — mais especificamente, dentro dos módulos Contas a Pagar e Contas a Receber.
- Títulos Não Encontrados: referem-se aos títulos que não tiveram sua origem dentro do Módulo Financeiro do ERP Mega. Esses títulos podem ser originados através do Portal de Clientes, Módulo Carteira, Vimob, Wiipo ou demais títulos gerados através de outro software que não seja o ERP Mega.
Na sequência, devemos observar a Ocorrência.
- Ocorrência: São os códigos utilizados pelo Banco para o envio dos arquivos de retorno. Cada código está vinculado a uma descrição e ao Status Retorno — onde o sistema identifica qual o tratamento necessário para a ocorrência retornada pelo Banco.
Exemplos de Ocorrências:
- Motivo: são os códigos de Motivo/Erro descritos no manual do Banco. Para esses códigos, é possível definir um status de retorno — sendo possível, também, relacioná-los com um Código de Ocorrência.
Exemplos de Motivos/Erros:
Comentários
4 comentários
O conceito do sistema para processar o retorno é que somente pode se processar um arquivo uma unica vez, correto?
Olá Joao Fortes Engenharia, como vai?
O arquivo de retorno pode ser importado no sistema mais de uma vez, porém é necessário que seja alterado o nome do arquivo, pois se tentar importar o mesmo arquivo 2x com mesmo nome o sistema irá validar que já foi importado.
Bom dia, Adriane Toledo
Eu tentei reprocessar um arquivo de retorno alterando o nome, e apesar de realmente processar ele aparece uma mensagem "Nenhum título a processar!" quando na verdade teria. Você sabe porque isso ocorre?
Olá Luiz Henrique, como vai?
Nesse caso o suporte poderá lhe auxiliar melhor, verifiquei internamente que você está tratando sobre esse incidente no ticket 538800 com a Mariane, poderia por gentileza responder a ela via ticket para que possam lhe apoiar?
Grata pela compreensão 😊
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