Para melhorar a eficiência de produção e movimentações de materiais no chão de fábrica, é necessário aumentar a velocidade e assertividade com que esse material é encontrado e manuseado no almoxarifado.
Ter eficiência, velocidade e assertividade nos processos da sua empresa não seria ótimo?
Tudo isso pode ser alcançado através da definição de estratégias de picking list, e na implantação de novos processos que impulsione essas melhorias.
Por isso hoje, vamos apresentar a você, a possibilidade e gerar o Picking List a partir da ordem de produção no Mega ERP.
Para isso siga os passos a seguir no menu principal: Indústria ➟ Manufatura ➟ Gestão de Fábrica ➟ Ordem
Ao abri a tela de Ordem, criamos uma opção dentro do botão Processos para ser possível gerar um Picking List a partir da ordem de produção.
Esse botão chama-se: Geração do picking list.
✷ Mas atenção, assim como para os outros processos, deve existir ordens selecionadas na grid de Ordens para que a tela de inclusão dos dados do Picking List funcione corretamente.
A partir das ordens selecionadas, uma nova tela será apresentada ao usuário para a incluir o tipo de Picking List que ele vai considerar para o processo. Nesse caso vamos exibir apenas Picking List's de origem ordem.
Após escolhido o Código do Picking List, o mesmo não poderá ser alterado. Apenas se fechar e abrir a tela novamente.
Agora vamos a fundo, entender os detalhes desta tela ↴
- A coluna Quantidade calculada apresenta a quantidade necessária de cada demanda. Se a opção “Agrupa itens iguais” estiver marcada, será gerada uma única linha para os itens de demandas iguais, com a soma desses itens. Se a opção “Agrupa itens iguais” estiver desmarcada, podem ter várias vezes o mesmo item nessa tela, cada um com a quantidade necessária de cada ordem.
- Já a coluna Quantidade a ser transferida só será apresentada quando a opção “Permite editar quantidade” estiver marcada no cadastro de Picking List. Esse campo deverá ter o mesmo conteúdo do campo Quantidade calculada, porém, o mesmo deverá ter a cor de fundo azul, podendo ser editado para mais ou para menos.
- A coluna Saldo do item no local de destino será apresentada apenas quando a opção "Exibe saldo do item no Almoxarifado/Localização de destino" estiver marcada no cadastro de Picking list. Esse campo é informativo e trará o saldo atual em estoque do item no almoxarifado e localização de destino.
- Não será permitido mudar a Quantidade a ser transferida para zero.
- Botão Inserir só fica habilitado se o campo “Permite inserir itens livres” estiver marcado no cadastro de Picking list”. Ao clicar nesse botão, habilitar a grid para a inclusão de um novo item: Quando o usuário confirmar o item, atualizar o saldo em estoque do mesmo, caso o parâmetro "Exibe saldo do item no Almoxarifado/Localização de destino" esteja habilitado.
◦ Mesmo com a opção Agrupa itens iguais marcada, o usuário poderá inserir um novo item igual. - Botão Excluir sempre estará habilitado. Se o usuário clicar nesse campo, a seguinte mensagem será apresentada: Confirma a exclusão do registro?
Após entender todos os conceitos desta tela, ao clicar em Confirmar, será gravado as informações fazendo a geração do Aviso de Lançamento com os dados das demandas das ordens selecionadas.
E com isso, será feito o vínculo entre a Ordem e o Aviso.
Comentários
3 comentários
Pergunta: O que significa o FilterCustomization ?
Outro ponto: Temos uma customização que faz exatamente o que é proposto e um pouco mais, pois trabalha com conceitos importantes para Indústria, pelo menos para o nosso segmento, sendo:
Link da Customização: Manual - Solicitação de Demanda (Transferência)
Vivyane Urquiza - a documentação não demonstra atender a essas necessidades, nem mesmo deixa a entender se seria possível realizar customizações para trabalhar com os conceitos explicados! Ou seria possível?
Anderson da Silva (Sanavita)
Olá Anderson, tudo bem?
Será que poderia me explicar um pouco melhor sua dúvida?
Assim, compartilho com o time de desenvolvedores e respondo para você aqui.
Desde já, muito obrigada 😊
Olá Vivyane Urquiza
A rotina pela sua documentação não parece considerar trabalhar com uma customização no meio do processo para definir por exemplo o atributo de Embalagem que influencia na quantidade que será solicitada, ou tem como fazer ajustes desse tipo através de Customização?
Por favor, entre para comentar.