Sempre ao executar qualquer cálculo de ponto no PortalRH se ocorrer algum erro, este será apresentado ao usuário. O usuário terá então a opção de executar a ferramenta para validação das parametrizações.
Exemplo:
Ao clicar no botão "Check" será realizada a validação da parametrização. Ao término, será apresentado ao usuário o resultado.
Importante: O health check não corrige nenhuma situação, somente valida e apresenta o resultado.
O usuário poderá acessar os "artigos vinculados" para mais informações.
O usuário poderá salvar o resultado utilizando o botão "Salvar Resultado". O arquivo do resultado exportado facilita ao suporte e P&D no atendimento.
Ao clicar na guia "Log de Erro" serão apresentados os últimos logs armazenados no arquivo "ArquivoDeErros.txt" ajudando ainda mais na identificação do problema.
O que é tratado em cada caso:
1) Estrutura de diretórios do PortalRH:
Verifica no diretório definido no local "Diretório do site do PortalRH" se EXISTEM as pastas "bin", "map" e NÃO EXISTEM os arquivos "Configurador SrhWeb.exe", "Instalador SrhWeb.exe", "Atualizador SrhWeb.exe".
Valida se o usuário extraiu o atualizador do PortalRH sobre a pasta de execução.
2) Banco de dados correto na tabela MESTREUSUARIO
O banco de dados será obtido verificando o conteúdo da coluna NOMEDB na tabela RHMESTREUSUARIO. deverá ser "SQLSERVER" ou "ORACLE".
3) Schema do arquivo "Metadados.Calculos.FrequenciaAcesso.Model.ssdl" confere com parâmetro SCHEMA_BANCO:
Verifica se o conteúdo (coluna CONTEUDOTEXTO) do parâmetro 'SCHEMA_BANCO' da tabela RHPARAMETROSDIVERSOS é igual ao Schema informado no arquivo Metadados.Calculos.FrequenciaAcesso.Model.ssdl que estará dentro do diretório configurado acima + "\map\ora" ou "map\sql" conforme banco de dados do cliente.
O banco de dados pode ser obtido verificando o conteúdo da coluna NOMEDB na tabela RHMESTREUSUARIO. Poderá ser "SQLSERVER" ou "ORACLE".
OBS: Não serão verificados todos os Schemas do arquivo, somente os seis primeiros.
4) Schema do arquivo "Metadados.Calculos.FrequenciaAcesso.ModelContrato.ssdl" confere com parâmetro SCHEMA_BANCO:
Verifica se o conteúdo (coluna CONTEUDOTEXTO) do parâmetro 'SCHEMA_BANCO' da tabela RHPARAMETROSDIVERSOS é igual ao Schema informado no arquivo Metadados.Calculos.FrequenciaAcesso.ModelContrato.ssdl que estará dentro do diretório configurado acima + "\map\ora" ou "map\sql" conforme banco de dados do cliente.
O banco de dados pode ser obtido verificando o conteúdo da coluna NOMEDB na tabela RHMESTREUSUARIO. Poderá ser "SQLSERVER" ou "ORACLE".
OBS: Não serão verificados todos os Schemas do arquivo, somente os seis primeiros.
5) Modo "Serviço Remoto" na guia Acerto do Ponto do Configurador do PortalRH:
Verificar se a tag <CalcularRemoto> está configurada como "Sim" no arquivo "Settings.config" dentro do diretório acima.
OBS: Clientes que não utilizam "Serviço Remoto" não precisam alterar a configuração. A sugestão é estar marcada por isso a validação.
6) Configuração do diretório RHSIS
Valida se está cadastrado o diretório do RHSIS. Dentro desta diretório estão arquivos utilizados para continuar as validações.
Menu: SIRH > Administração do Sistema > Administração > Locais para os Arquivos Anexados
7) Arquivo CalculoFAConsole.exe.config do SIRH é igual ao do PortalRH
Se o item 6 não estiver configurado será apresentado ícone de alerta e não irá validar. Caso contrário, será verificado se existe o arquivo CalculoFAConsole.exe.config e se a data e hora no diretório do PortalRH (conforme descrito acima) + '\bin' é igual ao arquivo que está no diretório RHSIS (Item 6).
8) Versão do cálculo 2.0:
Verificar se a diretriz 'VERSAO_CALCULO_PONTO' está configurada como 2 indicando que o SIRH está configurado para utilizar o cálculo na versão 2.0.
OBS: Clientes que utilizam o cálculo na versão 1.0 devem ignorar esta validação.
9) Base ORACLE - TNS NAMES no Configurador do PortalRH
Verifica se o banco de dados for ORACLE e o arquivo que contém a connection string existe caractere parênteses "(" ou ")" no servidor.
Exemplo de servidor errado: (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = M01SRV-DB02.metadados.com.br)(PORT = 1523))(CONNECT_DATA =(SERVER = DEDICATED)(SERVICE_NAME = ora18.metadados.com.br)))
O TNS NAMES é configurado no configurador do PortalRH.
Alertas:
10) "Verifique se o serviço de cálculo está ativo no servidor": O health check não valida esta informação,
mas, caso esteja incorreta impactará no correto funcionamento do cálculo.
11) "Verifique se o usuário e senha informados no serviço de cálculo estão corretos": O health check não valida esta informação, mas, caso esteja incorreta impactará no correto funcionamento do cálculo.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.