Para otimizar o seu planejamento de vendas e conseguir elaboras suas decisões de negócio com mais assertividade, trouxemos novidade para o Forecast.
Após criar a matriz do planejamento de vendas na tela de Forecast, o botão Preencher/visualizar planejamento estará disponível para que o usuário execute as ações (desde que o Forecast esteja com a situação Aberto).
Ao clicar nesse botão, uma nova tela chamada Planejamento de vendas será apresentada, nela é possível notar uma grid, onde o usuário poderá:
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Ordenar, filtrar, aplicar filtro rápido, realizar filtro customizáveis e agrupar.
Além da visualização completa que a grid oferece, sendo:
- Vendas do ano anterior (todos os meses)
- Planejamento de vendas (todos os meses)
- Dados do Item, que serão congelados, ou seja, mesmo que o usuário navegue até a última aba da grid, esse conteúdo sempre deverá ser exibido.
Ainda nesta tela, teremos os botões de ação na parte superior direita, isso para que o usuário possa executar o planejamento, veja na imagem abaixo:
Vamos aos detalhes de cada botão de ação ↴
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Atualizar vendas realizadas
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Esse botão permitirá ao usuário atualizar as vendas realizadas de um determinado mês;
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Ao clicar nesse botão uma nova tela será aberta onde usuário deverá informar qual mês será atualizado. Após o usuário informar o mês e clicar em confirmar, a grid será atualizada com os dados do mês selecionado.
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Firmar planejamento
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Esse botão chamará uma nova tela onde o usuário deverá informar qual mês e qual o código do MPS que serão firmados o planejamento de vendas.
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Por padrão será sugerido o primeiro mês não firmado do ano calendário.
Exemplo: se o usuário tiver firmado os meses de janeiro, fevereiro e março, já sugerir ao usuário que o processo atual firmará o mês de abril. -
O processo de firmar planejamento consiste em levar para as previsões de demanda do MPS todos os itens que foram planejados (quantidade prevista diferente de zero) e bloquear a edição do planejamento do mês firmado.
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Após a firmeza do planejamento, as previsões serão levadas para o MPS já com o espalhamento devidamente realizado, respeitando as configurações a seguir:
1. Quantidade de lote padrão, que quando inserido levará como base a quantidade da capacidade dessa produção.
2. Se não houver quantidade informada no campo Quantidade lote padrão no cadastro do item, o sistema irá buscar no cadastro do grupo.
3. Quando não houver informação nas opções a cima, o sistema irá então validar se o check utilizar lote padrão está flegado, tanto no cadastro do item quanto no cadastro do grupo.
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- Reabrir Planejamento (No botão Outros)
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Esse botão chamará uma nova tela onde o usuário deverá informar qual mês terá o seu planejamento reaberto.
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Por padrão será será apresentado o último mês firmado do ano calendário.
Exemplo: se o usuário tiver firmado os meses de janeiro, fevereiro e março, já sugerir ao usuário que o processo atual reabrirá o mês de março. -
O processo de reabrir planejamento consiste em excluir as previsões de demanda do MPS todos os itens que foram planejados (quantidade prevista diferente de zero) e liberar a edição do planejamento do mês firmado.
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Editar
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Depois que o usuário já possuir todos os dados para executar o planejamento de vendas, o botão Editar estará disponível para executar as ações de planejamento.
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Ao clicar nesse botão, o sistema deverá abrir uma nova tela contendo uma grid e alguns botões de ação para que o usuário possa executar o planejamento. Veja na imagem abaixo ↴
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Dica: Para maior facilidade, navegue pelas linhas desta tela com as setas do teclado.
Como é possível notar, existem dois botões de ação nesta tela, vamos aos detalhes de cada um deles:
- Exibir dados do ano anterior: Esse botão oculta/exibe as colunas da grid que estão dentro do grupo Vendas do ano anterior.
- Estatísticas do ano anterior: Esse botão chamará uma nova tela que permitirá ao usuário visualizar as estatísticas de vendas do ano anterior.
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Nesta tela, o usuário poderá realizar filtros a partir do Forecast, Tipo de consulta — se será Sumarizada ou Detalhada — e pelo Segmento.
Acesse também os artigos:
Conheça o conceito S&OP e saiba como aplica-lo
S&OP - Vinculo entre Cliente e o seu Segmento
S&OP - Vinculo entre o Item e o seu Segmento
S&OP - Cadastro de Segmento
S&OP - Cadastro de Forecast
Comentários
2 comentários
Atualizei meu ambiente de homologação para testar a versão Mega XT e foi disponibilizado a versão 5.00.00.69. Essa funcionalidade do Planejamento de Vendas não deveria estar disponível nesta versão? O que é necessário para habilitar essa funcionalidade?
Olá Elidio Brito Santana, como vai?
Abri em seu usuário o ticket 755082 para que nosso suporte possa avaliar e lhe retornar, peço a gentileza de acompanhar o retorno por lá.
Grata pela compreensão.
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