Incidente
No módulo Mega Inteligence, ao tentar enviar e-mail utilizando o SMTP do Gmail é apresentada a mensagem no log: Erro ao enviar o e-mail no servidor informado: Authentication unsuccessful.
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois o Gmail alterou a política de segurança a partir de 30/05/2022, não permitindo a utilização da mesma senha do e-mail para a senha do SMTP:
Solução
Para que a mensagem não seja apresentada, realize os passos a seguir:
1. No Menu, clique em Todos os Módulos / Configurações Globais / Global / Configurações / E-mail;
2. No grupo Servidor de saída de e-mail (SMTP), no campo Servidor, verifique o endereço de e-mail utilizado para envio dos e-mails;
3. Acesse o site do Gmail com o e-mail verificado no passo 2;
4. Clique sobre a foto do e-mail e depois em Gerenciar sua Conta do Google:
5. No menu lateral clique em Segurança ou Security dependendo do idioma do Gmail e verifique se a Verificação de 2 Etapas, está ativa:
6. Caso esteja inativa, clique em Ativar, siga os passos do Gmail, onde será necessário inserir um numero de celular para receber um código por SMS e ativação do código;
7. Após ativar a verificação em 2 Etapas, volte para o Menu Segurança e a opção Senha de Apps estará disponível. Clique nela:
8. Seleciona a opção E-mail e Computador Windows e clique em Gerar, conforme abaixo:
9. Copie a senha gerada:
10. No Mega ERP, acesse o Menu e clique em No Menu, clique em Todos os Módulos / Configurações Globais / Global / Configurações / E-mail;
11. No grupo Servidor de saída de e-mail (SMTP), preencha o campo Senha com a senha copiada no passo 9;
12. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Para maiores detalhes/informações sobre a mensagem Authentication unsuccessful, verifique o artigo: Authentication unsuccessful.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.
Comentários
2 comentários
Bom dia tudo bem?
Fiz todo esse procedimento e não deu certo, acredito que o problema aconteceu na atualização de versão pois desde que mudou não funcionou mais, os dados e informações do e-mail continuam a mesma desde o ano de 2022
No aguardo
Disk Base,
Abri no usuário de vocês o ticket 783027 para que o suporte possa te apoiar, peço a gentileza de dar continuidade por lá.
Abraços!
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