Exige Documento: Relaciona o tipo de documento de pedido de venda a nota fiscal, orçamento e carregamento a serem definidos.
A rotina refere a uma baixa de movimentação em outra, como por exemplo a baixa de um pedido em uma nota fiscal, onde no tipo de documento de nota fiscal irá conter no campo “Exige Documento” = Pedido de Venda.
- Informado que o tipo de documento “exige documento”, não será possível efetuar movimentações diretamente por este tipo de documento, onde apenas permitirá que seja movimentado a partir de uma outra movimentação feita por outro tipo de documento.
No tipo de documento de pedido de venda, deverá ser configurado na Pasta Pedido de Venda / NF Relacionados, o tipo de documento de nota fiscal, o qual definimos a exigência de pedido.
Aplicação Padrão: Relaciona o código da aplicação que será apresentada como padrão na utilização do respectivo tipo de documento.
- Nada impede que o usuário altere o código da aplicação que está sendo apresentado como padrão no momento do lançamento.
- A finalidade do código de aplicação, é efetuar os cálculos de impostos como o ICMS e IPI.
Permite alterar dados do doc associado: Permite alterar valores do item trazidos do orçamento para o pedido.
- Utiliza-se esta configuração nos casos em que os dados informados no orçamento não podem sofrer alteração no momento da emissão do pedido.
Importar Parcelas do Doc. Associado: Ao emitir um pedido de venda, a partir de um orçamento, o sistema apresentará uma tela onde possibilitará ao usuário efetuar alterações nas parcelas.
Documento Original: Define a data inicial a ser atribuída nas parcelas do pedido.
Para inicio do cálculo das parcelas, será a data informada no orçamento.
- Orçamento com data de emissão em 10/10/2022, com parcelas nos dias 20/10, 20/11 e 20/12. Caso a emissão do pedido seja em 15/10/2022, a data a ser lançada nas parcelas do pedido serão 20/10, 20/11 e 20/12 independente da data da emissão do pedido
Documento Destino: A data considerada no cálculo das parcelas, será a data de emissão do próprio pedido, independente da data trazida nas parcelas do orçamento.
- Emissão do orçamento em 01/10/2022, e as datas das parcelas são 01/10/2022 e 01/11/2022, ao gerar o pedido deste orçamento no dia 05/10/2022, as datas das parcelas do pedido serão 05/10/2022 e 05/11/2022.
Sugere Unid./ Conversor do Produto/Cliente: Se marcado, no momento da emissão da nota, ao inserir o produto, o sistema vai sugerir a unidade de medida ou conversor de unidade registrado para este produto e para o cliente da nota, no cadastro Clientes / Itens em Empresarial → Vendas → Cadastros → Clientes/Itens.
Permite alterar parcelas: Se desmarcado, ao emitir um pedido, as informações das parcelas não poderão ser alteradas. Apenas estará habilitada a forma de cobrança para ser escolhido pelo usuário.
Permite alterar o preço dos produtos : Se marcado, ao emitir o pedido será permitido ao usuário alterar o valor do preço unitário dos itens.
Permite lançar item repetido: Permite a inclusão de itens iguais no mesmo pedido, tanto com valores iguais como com valores diferentes.
Obriga Representante: Obriga que seja informado o código do representante na emissão do pedido.
Obriga Transportadora: Obriga que seja informado a transportadora no momento da emissão do pedido.
Aplicação do item com base no produto/classe: Define que o sistema permitirá para uso, somente as aplicações que estiverem vinculadas com classes financeiras na aba Produto/Classe do cadastro do item, no módulo Materiais.
Valor Transporte por: Para o valor do transporte, existem 2 (duas) maneiras de serem inseridos:
- Valor Total do documento: O valor lançado, refere a todos os itens do pedido. Desta forma, para efeito de rateio, todos os itens terão o mesmo percentual de transporte. Optando pelo valor total do documento, o campo do percentual ou valor do frete será informado na pasta de Dados de Entrega / Frete.
- Item: O valor ou percentual do transporte, refere a cada item do pedido. Desta forma, apenas será possível informar os valores através da pasta de Edição / Frete. Neste caso para cada item, terá o valor ou percentual do frete, valores diferenciados.
Tipo da retenção PIS/COFINS/CSLL: Para itens do tipo serviço, sendo estes enquadrados no calculo de PIS, COFINS e CSLL, terão nesta opção a forma de retenção destes impostos. A rotina disponibiliza 3 (três) forma de cálculo para estes valores que serão aplicados ao movimento:
- Não retém: Mesmo configurado as alíquotas dos impostos, não serão calculados nos lançamentos que utilizar este tipo de documento.
- Retém: Definida as alíquotas dos impostos, será calculado os impostos independente dos valores dos Itens/Serviço.
- Retém apenas para valores acima de R$ 5.000,00: Apenas será calculado, os impostos dos itens/serviços que tenha valor acima de R$ 5.000,00.
Para maiores informações sobre Tipo da retenção, consulte o artigo Como configurar o tipo de Retenção.
Parâmetros integração / Financeiro / contábil
As configurações deste subtítulo, trata das integração de lançamento efetuado no módulo Vendas integrando com módulos contábil e financeiro, utilizando projetos e centro de custo.
Obriga centro de custo: Define que ao efetuar a emissão do documento, será obrigatório informar um centro de custos para ele.
Obriga projeto: Define que ao efetuar a emissão do documento, será obrigatório informar um projeto para ele.
Utiliza preço unitário de
As configurações deste subtítulo, trata das rotinas de regras de busca de preços. Esta definição é de extrema importância para que se possa utilizar a busca automática de preço do item no momento da emissão do pedido.
Tipo de Busca da Tabela de Preço: Informar a regra de busca de preço, para trazer no pedido os preços dos itens. Este cadastro está localizado em Cadastros / Preços / Regras de Busca Tabela de Preço.
Tabela de preço: Define de qual tabela de preços o sistema buscará o preço dos produtos para a emissão do documento.
Custo de Produto: Traz para o pedido o preço de custo do item nos casos de remessa para conserto, amostra ou até mesmo para industrialização. As formas de preço, pode ser CMD; (Custo Médio Diário), CMM (Custo Médio Mensal); PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai); UEPS (Ultimo que Entra, Primeiro que Sai) e Preço Médio.
Desconto
Código da Regra: A regra, terá a função de buscar o desconto através do cadastro de regras, onde a alíquota está definida na regra.
- A regra, define as formas possíveis que serão utilizadas para que seja dado o desconto, podendo ser por cliente, por representante, por produto, por condição de pagamento, dentre outras.
Tipo de Desconto: O desconto estabelecido na regra de desconto, onde o desconto pode ser “embutido” ou “destacado”, uma vez sendo destacado, será o valor do desconto dado sobre o valor total do lançamento sem alterar o valor dos itens, quando é embutido, terá o valor do item, apresentado já com o valor do desconto.
Validação do % Máximo: Feito o relacionamento do valor no campo “% Máximo”, será bloqueado o percentual máximo do desconto nos lançamentos.
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